quarta-feira, 31 de agosto de 2011

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA ETECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
PÓLO DE HERVAL

ATIVIDADE: Mídias ► Módulo Material Impresso de Herval ► Tarefas ► Atividade 2 - Mídia Impressa no meio digital


CURSISTA: Janice Ávila Ricardo

As mudanças que as novas tecnologias da escrita disponibilizadas pelo computador e pela internet imprimem no meio educativo.


A criança ao chegar à escola traz consigo um universo de conhecimento, experiências de seu cotidiano que lhe permitem expressar as mais diversas formas de saber. A escola como instituição de ensino sistematizado é parte integrante da formação do ser humano, é nela que a criança aprende não só o processo de aquisição do conhecimento, mas a lidar com sentimentos, emoções... Mas também é fora deste ambiente que ela encontra na maioria das vezes espaços diferenciados de busca de informações, como o acesso a internet. Vivemos numa sociedade que está cada vez mais tecnológica. Encontramos tecnologia em todos os lugares públicos (bancos, supermercados, lojas, escritórios). Almeida propõe que a população é constantemente beneficiada pela tecnologia, de modo invisível e sem notabilidade:
A sociedade, de modo geral, esta constantemente se beneficiando dos progressos da tecnologia sem, muitas vezes, ter consciência disso. Ler um jornal, uma revista ou um livro, assistir à programação de televisão; utilizar o telefone; tomar m refrigerante, pagar uma conta no banco, fazer compra no supermercado; viajar de ônibus, trem ou avião são usos da tecnologia que fazem parte do cotidiano. Ou seja, a sociedade usufrui de tecnologia, na medida em que a realização dessas atividades pressupõe a presença de recursos tecnológicos em algum estágio do processo; na produção do mercado editorial, na produção da mídia audiovisual, no sistema de telecomunicações, nas transações comerciais ou na produção de produtos de consumo (ALMEIDA, 1988, p.89).

“A cultura que os cerca, os modelos e situações exploratórias sobre as quais a criança testa ou constrói novos conhecimentos estão cada vez mais frequentes. Nesta cultura, o computador, mesmo para as mais desfavorecidas socialmente, é cada vez menos uma propriedade do inimigo social e mais um disseminador de sementes de uma enorme mudança cultural”.
Mas por outro lado existe uma discussão de que hoje a educação está em crise e que a escola não consegue mais atender seus objetivos como instituição responsável pela disseminação de conhecimentos. Neste contexto, os computadores são, com grande freqüência, apresentados como a salvação. O impacto das Novas Tecnologias tem provocado mudanças na Educação, que não tarda a incorporar os últimos recursos tecnológicos direcionados ao setor. Dessa forma, a integração de novas mídias como televisão e Internet não é mais novidade estranha à sala de aula. Pelo contrário, contribui para a criação de novas estratégias de ensino, aprendizagem e auto-capacitação. Mais uma vez a discussão voltasse para o uso do computador como ferramenta de ensino para escrever, fazer cálculos, desenhar, comunicar-se, criar, acessar e distribuir informação. Com as mudanças que ocorrem na sociedade faz-se imprescindível estar familiarizado com os possíveis usos da tecnologia na Sociedade de Informação.
É importante deixar claro que as “questões educacionais devem ser discutidas amplamente, através das várias formas de organização, incluindo aquelas que fazem uso da tecnologia para superar os limites de espaços e tempos, de modo a propiciar que as pessoas de diferentes idades, classes sociais e regiões tenham acesso à informação e possam vivenciar maneiras de representar o conhecimento”.

Referências:

http://www.levacov.eng.br http://www.crmariocovas.sp.gov.brhttp://artigos.net.br

CURSISTA: Begssie Victoria Vieira López

MÍDIA IMPRESSA NO MEIO DIGITAL

POSSIBILIDADES DE TEXTO E ESCRITA NA INTERNET


Escolhi para minha pesquisa o assunto “Possibilidades de texto e escrita na Internet”. Escolhi o blog para minha pesquisa, por achar uma forma que permite flexibilidade no trabalho pedagógico em várias disciplinas e agregando diversas mídias também.Pesquisei em um blog sobre a definição de blog. “... o blog é um espaço multimidiático desenvolvido com o objetivo de compartilhar idéias. Os autores - anônimos ou não - versam sobre os mais diversos temas. O blog, apesar do conceito de “espaço pessoal” - definição esta tão utilizada em semelhança aos diários das jovens moças - perdeu o caráter de sigilo de pensamentos e tornou-se um local aberto, no qual existe o retorno (feedback) quase imediato de sua audiência através dos comentários.” Fonte: http://historiadordocotidiano.blogspot.com.Segundo a Wikipédia: “Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da Web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.”.Há quase nove anos atrás empresas lançaram softwares que facilitaram a criação de blogs e com isso a publicação de conteúdo sendo adotado por centenas de pessoas e virando uma verdadeira febre. Os blogueiros não precisavam mais ter grandes conhecimentos tecnológicos. O blog é visto por muitos como uma mídia alternativa participativa, onde pode-se revelar vários pontos de vista sobre um mesmo assunto, com várias fontes, links, etc.Na educação, o blog pode ser utilizado como mais uma ferramenta de trabalho dinâmica e atrativa. Essa é uma dentre tantas possibilidades citadas por vários estudiosos no uso da tecnologia na área da educação. Pessoalmente acho uma mídia bem interessante.O professor Valdeni Francisco, comenta: “No caso dos blogs, o professor tem aí uma ótima forma de trabalhar a argumentação dos alunos referente a algum tema importante,ao invés de pedir a cansativa redação de 25 linhas sobre assuntos que não agradam aos alunos. Com um blog, a produção textual não culminaria em apenas um texto no papel, mas num post que seria visualizado e comentado por outros alunos, numa troca de experiências.”.A possibilidade de colaboração na produção de textos de forma coletiva é um dos destaques na mídia impressa no mundo digital. Esse ponto, dentre outros, é bastante destacado quando o assunto é leitura e escrita na Internet.“Os blogs são espaços de autoria e de conversação. É a tela do computador como suporte textual que inaugura a possibilidade de diálogo (e/ou cooperação) entre escritores e leitores, diálogo esse que pode ocorrer no espaço do próprio suporte. Segundo Chartier (2002), essa inovação é tão radical que faz com que os leitores possam se transformar em co-autores, dado que seus comentários e intervenções podem chegar aos escritores rápida e diretamente, sem passar por intermediários como antes. A tela do computador como suporte textual permite que qualquer pessoa com acesso à internet possa publicar textos livremente e sem mediações, e a mesma tela permite que o escritor peça a colaboração do leitor que pode, agora, intervir no próprio conteúdo do texto.” (di Luccio e Costa, 2007).“A possibilidade e agilidade de acesso aos diferentes links favorece a construção de textos reduzidos. A navegação é mais rápida e apoiada em recursos áudio-visuais. Estudos recentes indicam que o hipertexto estimula o pensamento não linear e cooperativo. Ou seja, a diminuição da distância entre o autor e o leitor viabilizada pelo espaço cibernético demanda uma nova compreensão de autoria.” (Buzatto, 2001).“Com a Internet, surgiram várias mudanças na forma de perceber um texto. O que tem mudado a noção de texto, tornando-se necessário perceber como texto não só os verbais, mas também os visuais e sonoros. O contato com o texto, antes através do material impresso, é feito na tela, requerendo mais rapidez, dinamismo e menos espaço. ’ .Destaco partes de comentários das produções textuais publicadas no trabalho de mestrado de Obdália Santana Ferraz Silva, sobre o assunto em questão.“... desafio da formação de um leitor crítico e produtivo é nosso, íntimo e pessoal.”““... escrita colaborativa desperta o interesse dos co-Leitores/autores...”“A inserção digital complementa, hoje em índices altíssimos, a inserção cultural, que por sua vez provoca uma inserção social.”“... escrita colaborativa, uma nova cultura que vem emergindo com a cultura eletrônica; ela nos permite escrever coletivamente com o outro, aumentando nossos conhecimentos e do outro também.”“... leque de informações que a Internet possibilita, exige dos seus usuários o desenvolvimento de uma melhor capacidade seletiva, de análise crítica, de sintetização e avaliação das mesmas, o que lhes possibilitará uma criticidade qualitativa do que é oferecido, principalmente em relação aos hipertextos, com seus diversos caminhos, possibilitadores de acesso a uma teia de informações necessárias na utilização da construção e/ou re-construção de textos autênticos e éticos.” Os alunos podem criar seus textos, os colegas podem comentar facilitando aconstrução coletiva, e ainda tem flexibilidade para ser utilizada emvárias disciplinas.Mas encontrei também outras possibilidades durante minha pesquisa, como:fóruns de discussão, e-mail, comunidades virtuais, flog, wiki, etc. São muitasas possibilidades de escrita e leitura na Internet, basta procurar ..

REFERÊNCIAS:

BUZATTO, Marcelo El Khouri. O Letramento Eletrônico e o Uso do Computador no Ensino de Língua Estrangeira: Contribuições para a Formação de Professores.2001[citado 08 Maio 2008]. Disponível na World Wide Web: http://ead1.unicamp.br/e-lang/publicacoes/down/00/00.pdfFRANCISCO, VALDECI. Possibilidades de texto e escrita na Internet.http://www.vivenciapedagogica.com.br/node/548LUCCIO, Flavia Di e NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. Escritores de blogs: interagindo com os leitores ou apenas ouvindo ecos?. Psicol. cienc. prof. [online]. dez. 2007, vol.27, no.4 [citado 08 Maio 2008], p.664-679. Disponível na World Wide Web: . ISSN 1414-9893SILVA, OBDÁLIA SANTANA FERRAZ. Nos labirintos da Web.http://www.obdalia.pro.br/anexos.htmFonte:http://historiadordocotidiano.blogspot.com/2007/03/blogs-metalinguagem.html. WIKIPEDIA. http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog

CURSISTA: Maria Sar

MIDIA IMPRESSA NO MEIO DIGITAL

Possibilidades de Texto e Escrita na Internet


Conforme Valdeni Francisco (apud Leal dos Santos, 2011), o contato com o texto, que antes era somente em material impresso e agora na tela do computador, requer do usuário mais rapidez, dinamismo e menos espaço.Ao trabalhar na internet nota-se que os alunos têm necessidade de saber o que está escrito na tela, portanto, eles exercitam a leitura de forma mais dinâmica, com maior interesse, assim entendem melhor e podem dar continuidade. A internet é outro meio de colocar textos os quais, na maioria já existem na forma impressa, mas que agora estão em mais fácil acesso.“Cabe a nós educadores aproveitar essas possibilidades fazendo uso de forma educativa e proveitosa dessas novas tecnologias e delas fazer um excelente recurso para alcançarmos um ensino de qualidade” (LEVY, 1998).A escrita na internet, segundo Marques Ricarte (apud Chartier, 1997) induz o usuário a uma série de inovações tecnológicas que muda de forma gradativa o perfil linguístico da escrita. Valéria Caratti (2011) afirma que a internet não deve ser vista como algo negativo, pois oportuniza aos usuários novas possibilidades de leitura, mas é necessário ter olhar crítico, e este é o papel do professor, de orientar a busca, seleção e gerenciamento das informações que estão disponíveis na rede. Os alunos ficam atentos nas escritas das páginas da internet porque elas remetem a outras páginas, portanto, os textos na internet favorecem a capacidade deles refletirem sobre tudo que leem, mas essa torrente de informações, às vezes, torna eles ansiosos e inquietos, sempre procurando mais novidades e se dispersam. Segundo Carr (2008), os estudos científicos sobre a mente humana comprovam que, quando se navega na rede, a leitura acontece de forma apressada e distraída, o que torna o aprendizado superficial. E quando eles têm que lerem textos mais longos e elaborados demonstram sensações de impaciência e sonolência.Também, as redes sociais com Orkut, facebook, msn, blogs, fazem com que o usuário seja mais cuidadoso com a escrita, obrigando ao uso constante do dicionário e assim enriquecendo mais o seu vocabulário. Mas, a escrita pode estar sofrendo transformações pelo uso de gírias ou um conjunto de termos específicos usados entre pessoas que compartilham a mesma profissão. Os aspectos formais dos meios valorizados pelas abordagens exploratórias propostas, especialmente por McLuhan (2008), devem ser pensados como a capacidade que um meio tem de propor uma gramática, ou linguagem aos seus usuários, que se revela no modo como as informações são organizadas e disponibilizadas em função de elementos predominantemente de ordem sensorial. No estudo dos meios, se aposta mais nas dimensões sinestésicas e estéticas que um meio possibilita, do que nos aspectos funcionais com que, normalmente, um meio se diferencia de outro MCLUHAN (apud ANDRADE P. 2006) .

REFERÊNCIAS

ANDRADE P. Vinícius. O Conceito de Determinismo Tecnológico e os Estudos dos Meios de Comunicação Contemporâneos. Disponível em: http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_VAndrade.PDF Acesso em: 14.05.2011.CARATTI, Valéria.Disponível em: http://revistalingua.uol.com.br/textos.asp?codigo=12239. Acesso em: 09.05.2011. CARR, Nicholas. The Atlantic. Disponível em: http://www.theatlantic.com/magazine/archive/2008/07/is-google-making-us-stupid/6868/ Acesso em: 14.05.2011.FRANCISCO, Valdeni. Disponível em: http://www.vivenciapedagogica.com.br/node/548. Acesso em 09.05.11.LEAL DOS SANTOS, Gladis. Disponível em: http://gladislsantosbr.wordpress.com/2008/09/18/texto-e-escrita-na-internet/. Acesso em : 08.05.2011.LEVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro. RJ. Ed.34, 1998.MARQUES RICARTE, Ivan Luiz. Disponível em: www.dca.fee.unicamp.br/projects/sapiens/reports/rf2000/node31.html. Acesso em 08.05.2011

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