segunda-feira, 27 de junho de 2011

Módulo Básico de Informática - Segunda etapa....

ATIVIDADE - O computador e seu funcionamento

Nesta atividade, você aprenderá a escolher um bom computador. A atividade consiste em especificar um computador para o laboratório de sua escola.
Como fazer?
Acompanhe as leituras recomendadas no conteúdo do módulo e faça suas pesquisas.
Elabore um pequeno texto especificando os componentes de um computador para sua escola.
Atente para a descrição dos seguintes componentes:
Processador; Memória RAM;
Unidades de disco (disco rígido, CD-ROM, DVD);
Configuração de vídeo (monitor e placa de vídeo);
Configurações adicionais (USB, Webcam, rede);
SISTEMA OPERACIONAL.
A atividade deve ser feita individualmente.


UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
PÓLO DE HERVAL

CURSISTA: Lutiele Botelho


Na escola onde trabalho, preciso de um computador bem equipado. Por não possuir uma sala de informática onde os professores e alunos possam fazer pesquisas e trabalhos, seria necessário de ter um computador avançado ou se possível um laboratório de informática, com os seguintes componentes.
O processador do computador é o cérebro da máquina, quanto melhor e mais potente, melhor será o funcionamento do computador. Ele é a parte fundamental do computador, ele processa dados, controla o funcionamento do computador e opera todos os dispositivos, no entanto o processador para o computador de minha escola não precisa ser os de “top de linha”, isto é, o mais avançado, afinal, não será utilizado para jogos pesados, e sim utilizados para pesquisas, trabalhos e jogos leves. Um processador para aplicações básicas, como execução de vídeo e áudio, acesso à internet, jogos leves e programas comuns, tal como um de Processador Intel Core 2.8GHz .
É claro que nada adianta ter um processador de top de linha, se a memória RAM não for das melhores, neste caso, o computador de minha escola precisaria de uma memória RAM bem avançada, que ajudaria o computador a não ficar lento, e um desenvolvimento satisfatório iria auxiliar que o computador não ficasse lento e com menor chance de travar. A memória RAM consiste em guardar informações no computador, este tipo de memória é capaz de armazenar as informações de modo temporário. Quanto mais memória, melhor e maior é a velocidade da máquina, neste caso colocaria uma memória de 2GB 1333 MHz.
Uma vez que a memória RAM é temporária, as Unidades de Disco- disco rígido não é reversível, popularmente conhecido como HD, é a memória permanente do computador, Os programas e os arquivos gravadas nesse dispositivo, que é caracterizado como memória física não-volátil, não são perdidos quando o computador é desligado. No computador de minha escola precisaria de uma capacidade de armazenamento de 3GBs 5900rpm 32 . O computador também precisaria de unidades de leitores e gravadores de CD´s e DVD´s, que ficam ligados a caixa de som e a placa mãe.
Como dispositivo de saída temos o monitore placa de vídeo, neste caso o computador de minha escola precisaria de um monitor LEG LED 21,5, já que o monitor é o principal dispositivo de saída pelo qual podemos visualizar os dados e os programas em funcionamento. Sendo que uma boa qualidade da imagem está relacionada à placa de vídeo, que é responsável por enviar, ou até gerar, os sinais de imagem do computador para o monitor. Mais uma vez, uma boa escolha de placa de vídeo deve levar em conta o poder do processador e a capacidade de memória, que no caso seria de 1GB.
Já os dispositivos de entrada seriam aqueles no qual eu colocaria para um desempenho mais facilitador, no computador de minha escola não precisaria de WEBCAM, já que não utilizaríamos para videoconferencias, precisaria sim ser conectada a rede de internet, para pesquisas, bem como com entrada para USB para facilitar os pesquisadores, caso queiram carregar suas pesquisas para pendrive, ou outros dispositivos.
Chegamos agora no Sistema Operacional da máquina que será instalada na minha escola. Sabemos que um Sistema Operacional é formado por um conjunto de programas e rotinas computacionais. O sistema operacional é um gerenciador de recursos, ele é responsável por controlar as aplicações que podem ser executadas. O computador de minha escola irá possuir o Sistema Operacional Windows XP, pois através de uma pesquisa com os usuários este é de melhor compreensão..

Sites Consultados
http://www.pontodohardware.com.br/, acessado em 09/04/2011 ás 18:45.
http://uab.ifsul.edu.br/midias/moodle/conteudo/ciclo_basico/mi/tutoriais/computador/computador_pecas.htm?ID=1, acessado em 09/04/2011 ás 16 horas

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
PÓLO DE HERVAL

CURSISTA: Roberta Medeiros


Processador

É um dos itens que mais influenciam no desempenho da máquina. Para aplicações básicas, como execução de vídeo e áudio, acesso a internet, jogos leves e programas de escritório, processadores de baixo custo são suficientes. É importante se certificar de que o processador da máquina está acompanhado de um cooler apropriado ou de outro dispositivo de controle de temperatura.

Memória RAM

O recomendável é uma memória RAM de 2 GB para rodar as últimas versões do Linux com o mínimo de eficiência. Se tivermos um processador rápido, quanto mais memória, melhor.

Unidades de disco ( disco rígido, CD-ROM, DVD)

Na escolha de um HD não deve-se considerar somente a capacidade, mas também a velocidade de rotação dos discos, que é medida em RPM (rotações por minuto), e isso está ligado à interface de comunicação do dispositivo. O recomendável é o disco rígido no padrão PATA ( Parallel Advanced Technology Attachment), também conhecido como IDE- trabalham com rotações de 5.400 a 7.200 RPM. No momento a capacidade padrão é de 500 GB.
Hoje em dia, é recomendável ter um dispositivo DVD-RW, esse drive é um dos mais completos, pois lê e grava CDs, assim como lê e grava DVDs.


Configuração de vídeo (monitor e placa de vídeo)

Hoje, a tecnologia LCD (Liquid Crystal Display) é bastante popular, pois são mais leves, ocupam menos espaço físico e oferecem excelente qualidade de imagem, um monitor de 17 polegadas seria o ideal. Também é importante verificar se o monitor possui no mínimo as conexões VGA e DVI e atualmente HDMI também é um diferencial.
As atuais placas de vídeo trabalham com o slot PCI-Express, mas ainda se encontra modelos que utilizam a tecnologia AGP ( cada vez mais em desuso). Antes de escolher uma placa de vídeo é preciso verificar qual a tecnologia em que trabalha a placa mãe. Os chips gráficos mais procurados no mercado são fabricados pela NVÍDIA e pela AMD.
Outra característica importante a se obeservar é o conector de vídeo, é preferível placas de vídeo e conectores DVI, pois oferece uma melhor qualidade de vídeo.

Configurações adicionais (USB, webcam, rede)

A atual versão de USB é a 2.0 e tem como principal diferença a velocidade na troca de transmissão de dados, portanto é importante verificar se o computador possui essas entradas.
Webcam é uma câmera de vídeo de baixo custo que capta imagens e transfere para um computador. Pode ser usada para videoconferência, monitoramento de ambientes, produção de vídeo e imagens para edição. A maioria das webcams é ligada ao computador por conexões USB, e a captura de imagem é realizada por um componente eletrônico denominado CCD.
Uma rede de computadores consiste em dois ou mais computadores e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos físicos e lógicos, os quais podem ser: dados, impressoras, mensagens, (e-mails), etc.
A Internet é um amplo sistema de comunicação que conecta muitas redes de computadores. Existem várias formas e recursos de vários equipamentos que podem ser interligados e compartilhados, mediante meios de acesso, protocolos e requisitos de segurança.

Sistema Operacional

Na educação, a adoção de softwares livres traz inúmeras vantagens, destacando-se inicialmente a questão econômica, pois os custos de manutenção de laboratório de informática nas escolas por meio de softwares livres são bem inferiores se comparados ao software proprietário.

As vantagens do Linux sobre as diversas versões do Windows são várias, entre elas:

• É mais seguro e estável, sendo um sistema altamente indicado para instalações de missão crítica. Servidores Linux são capazes de funcionar ininterruptamente por mais de um ano.
• Por ser extremamente modular, é mais leve que as diversas versões do Windows, podendo ser utilizado por micros 486 (e até mesmo por 386 funcionando como terminal remoto), enquanto que para rodar as versões mais novas do Windows (somente o sistema operacional) é necessário um micro com um processador veloz e com uma grande quantidade de memória.

• O Linux oferece diversas opções de interfaces gráficas, com centenas de aplicativos, permitindo que o sistema seja mais flexível e personalizável.

• A maior parte dos aplicativos para o Linux é de livre distribuição e utilização ou de baixo custo. Existe até mesmo Suíte de programas compatível com o Office da Microsoft distribuída desta maneira. Há também gerenciadores de Banco de Dados SQL, programas gráficos de edição de imagens, jogos, etc.

• Muitos programas desenvolvidos para o ambiente DOS em Clipper são facilmente portados para a plataforma Linux. Mesmo se isso não for possível, existem emuladores DOS livres que permitem rodá-los sob o Linux.

• É muito mais seguro no que se refere a ataques de vírus. Não existem vírus para Linux.

• É mais seguro quanto a proteção de arquivos do sistema. Usuários comuns não têm acesso aos arquivos do sistema, sendo assim, sua instalação não desconfigura facilmente como acontece com o Windows.

• É um sistema ideal para redes e acesso à Internet.

• É um sistema realmente multiusuário.

• É um sistema realmente multitarefa.
• É o Sistema Operacional que proporcionalmente mais cresce no mundo.

• O Linux e os programas escritos para ele estão em constante atualização, você decide quando, como e o que atualizar.

• E o mais importante: É Software Livre!
Após analisar todos os componentes acima, acredito que a melhor configuração para o laboratório de informática de nossa escola seja o descrito abaixo:

Monitor LCD 17" 716Vwy Widescreen Multimídia – AOC
• Ângulo de Visão: Horizontal: 140º / Vertical: 130º
• Caixas acústicas embutidas: Sim
• Tempo de resposta: 8ms
• Conexões: Analógico (RGB), Digital (DVI-D)
• Conteúdo da Embalagem: 1 Monitor
• Dimensões aproximadas do produto (cm) - AxLxP: 40,4x31,9x21cm
• Fornecedor: AOC
• Garantia do Fornecedor: 12 meses
• Marca: AOC
• Modelo: LCD 17" Widescreen 716Vwy
• Peso líq. aproximado do produto (kg): 3,2kg
• Pixel Pitch: 0,291 mm
• Referência do Modelo: 716Vwy
• Resolução Máxima: 1440x900
• Tamanho da tela: 17"
• Tipo de Monitor: LCD
• Voltagem: Bivolt
CPU Dual Core E2160 1.8GHz 2GB 250GB DVD-RW Linux – ICC

• Barramento: 800MHZ
• Conexões: 1 Porta PS2 para teclada, 1 porta PS2 para Mouse, 1 porta Serial, 1 Porta Paralela, 4 Portas USB, 1 Porta VGA, 1 Porta RJ 45, 1 Entrada para Microfone e 1 Saida para caixa de som / Fone de ouvido
• Conteúdo da Embalagem: Teclado, mouse, caixa de som, CD de drivers, cabo de força e manual
• Dimensões aproximadas do produto (cm) - AxLxP: 41x18,5x45cm
• Drives: DVDRW - Gravador e leitor de DVD/CD
• Fax Modem: 56K V.92
• Fornecedor: ICC Brasil
• Garantia do Fornecedor: 12 meses
• HD: 250GB Sata 7200RPM
• Marca: ICC
• Memória de vídeo: OnBoard até 256MB, Display no modo dinâmico para Flat-Pael, Widescreen, e suporte para TV Digital
• Memória RAM: 2GB DDR2 667MHZ
• Modelo: CPU Dual Core E2160
• Mouse: Óptico PS2 na cor preta com 2 botões e scroll
• Peso líq. aproximado do produto (kg): 10Kg
• Placa Mãe: não informado
• Processador: Intel Dual Core E2160 1.8GHZ
• Rede: 10/100 on board, Wake on lan
• Referência do Modelo: E2160
• Som: On Board de alta definição, 3D, 5.1 Canais, acompanha caixa de som preta
• Teclado: PS2 Padrão ABNT2 Preto
• Voltagem: Bivolt
• Sistema Operacional: Linux

Fontes de pesquisa:
ALECRIM, Emerson. Software livre e software gratuito: a diferença. In: http://www.infowester.com/linux.php . Acesso em 10/12/2004.
WWW.infowester.com
WWW.recantodasletras.uol.com.br
WWW.vivaolinux.com.br
WWW.celgi.com.br
WWW.shoptime.com.br


UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
PÓLO DE HERVAL

CURSISTA: Vitor Hugo de Souza Almeida


COMPONENTES DO COMPUTADOR

Para que a escola adquira um computador que atenda as necessidades dos professores e alunos, segundo a Prfa. Dra Liane Rockenbach Tarouco na escolha do computador observar a forma que não seja desatualizado em seguida, e recomenda que, para maior velocidade no processamento dos dados, utilizemos o processador AMD Semprom 140 2.70GHz com memória de cachê 512 KB, ainda a “memória utilizada pelo processador como um meio rápido e temporário para a contenção de informações (dados e programas) durante a execução em um determinado momento” memória RAM 2 GB.
Conforme Liane a “da capacidade de armazenamento (calculada em GB – Giga Bytes), os HD’s podem variar segundo as tecnologias que influenciam nas velocidades de rotação para leitura e da transmissão dos dados ao processador” a velocidade está relacionada a capacidade do disco, desta forma o HD 320 GB seria o suficiente para cumprir esta função. Entre outras unidades ótica: DVD-RW. “Os acionadores de CD-ROM e DVD-ROM são peças que tornam possível a leitura de CD’s e DVD's no computador. É importante notar que existem unidades que não só lêem, mas também gravam CD’s e DVD's”.
Enquanto ao monitor, escolhi LCD (Monitor LCD 21,5” Phillips), conforme a autora esse monitor apresenta uma tecnologia mais moderna, consequentemente com um custo mais alto em relação ao CRT. Entretanto, o LCD apresenta um tamanho menor, não emite radiação e provoca menos cansaço à visão.
Sistema operacional Linux, que segundo Augusto Campo qualquer pessoa pode utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente o sistema, além de converter os programas de outros sistemas operacionais.

REFERÊNCIAS
http://www.twenga.com.br/
http://www.abrilshopping.com.br/
http://www.shoptime.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário