sábado, 25 de junho de 2011

Nossos primeiros trabalhos III... final do Primeiro Módulo!!

Módulo Introdutório - Integração de Mídias na Educação

Etapa 4 - Atividade 3 - Esboço do Projeto


A partir do diagnóstico feito o próximo passo é elaborar um esboço do Projeto para se desenvolvido com os alunos no contexto de sala de aula.
Como fazer:
Elabore o esboço do projeto contemplando os seguintes itens:
• identificação de sua escola
• tema da proposta
• objetivos (descrever o foco de aprendizagem que pretende propiciar aos alunos)
• justificar porque deste objetivo
• público a ser envolvido (Série/ano)
• mídias e tecnologias a serem utilizadas
• proposta preliminar das etapas/ações a serem realizadas
• período de realização.

Alguns trabalhos:

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
PÓLO DE HERVAL

CURSISTA: Nadia Beatriz de P. Lemos


Dados de Identificação:
Escola: I. E. E. São João Batista
Endereço: Av. Osvaldo Aranha, 241
Município: Herval
Fone: (53)32671725

Projeto: Cuidando do nosso corpo

Objetivos:
O aluno deverá identificar as partes do corpo (cabeça, tronco e membros), conhecer os cuidados com o corpo e hábitos de higiene e trabalhar a lateralidade.
Justificativa:
Observando a necessidade de estimular o aluno a descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidados com a própria saúde, justifica-se o presente projeto.
Público alvo:
Alunos do Pré-escolar.
Mídias e tecnologias a serem utilizadas:
Computador, data show, rádio e revistas.
Proposta preliminar das etapas/ações a serem realizadas:
• Trabalho com músicas infantis sobre higiene;
• Recorte e montagem de gravuras identificando as partes do corpo;
• DVD com filme sobre a importância dos cuidados com o corpo;
• Trabalhos sobre higiene realizados na sala de informática com jogos educativos on-line.
Período de realização:
De 30/03/2011 a 05/04/2011.

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
PÓLO DE HERVAL

CURSISTA: Angela Celoi Medeiros


Projeto

• Identificação da escola:
 Escola: E. M. E. F. Carolina Anália Morais Sais.
 Localidade: Assentamento Bamburral, estrada Serra- zona rural.
 Município: Herval
 Estado: RS
 Obs.: A escola fica localizada em um Assentamento . Recebe alunos do Assentamento e das regiões vizinhas. A clientela da escola são alunos de 1ª ano a 8ª série, funciona em turno integral , segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira.

Tema da proposta:
Uso da pesquisa em computador.


• Objetivos:
 Usar computador;
 Pesquisar tema pré-selecionado;
 Expressar-se oralmente e através da imaginação;

• Justificativa:
 A partir do momento em que na escola há um pequeno laboratório de informática (sem internet), onde os alunos gostam de ir para jogar e desenhar; percebe-se que os mesmos precisam conhecerem outras funções que o computador oferece, dentre elas a pesquisa.

• Público envolvido:
 6ª série nas disciplinas de Português, Artes e Espanhol.

• Mídias e tecnologias:
 Computador;
 Impressora;
 Câmera digital.

• Período de realização:
 1 semana ( será trabalhado nas aulas de português, artes, espanhol).

• Proposta das etapas ações:
As ações serão desenvolvidas durante a semana de aula.
 segunda-feira:
convidar os alunos para irem ao laboratório, deixando-os livremente;

mostrar outros espaços (lugares) que se pode navegar, deixá-los conhecer;

 quarta-feira:
ler um poema;
convidar os alunos a pesquisarem outros autores, seus poemas ou mensagens em português e espanhol no laboratório de informática da escola que possui softwares educacional.
Selecionar alguns de português e outros de espanhol e imprimi-los.

 sexta-feira:
Escolher um poema ou mensagem em português e outro em espanhol do que foi pesquisado;
Escolher um para recitar e outro para representar através de desenho;
O recitado será gravado na câmara digital da professora;
O desenho será desenhado no computador do laboratório e imprimido;


UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
PÓLO DE HERVAL

CURSISTA: Jislaine Rodrigues Dias


Projeto

Identificação da escola:
Escola: E. M. E. F. Padre Libório Poersch
Endereço: 13 de maio – Herval

Tema da proposta:
Preservação do meio ambiente


Objetivos:
 Reconhecer a importância da preservação do meio ambiente;
 Identificar os tipos de riquezas naturais existentes em nosso país;
 Reconhecer os diversos tipos de poluição;
 Conhecer a interferência negativa do ser humano no ambiente.

Justificativa:
Considerando que o meio ambiente é fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos, sendo necessário que os alunos se conscientizem das atitudes que podem adotar para contribuir na preservação do mesmo, sendo assim justifica-se o presente projeto.

Público:
4º ano

Mídias e tecnologias a serem utilizadas:
 Televisão, DVD, jornais, revistas

Proposta preliminar:
Ações a serem realizadas a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado:
1. Conversa com os alunos;
2. Assistir ao filme sobre as riquezas naturais;
3. Pesquisar ações cotidianas que podemos adotar para contribuir na preservação do meio ambiente;
4. Confecção de cartazes e panfletos sobre os cuidados que devemos ter com a natureza;
5. Caminhada com os alunos em um lugar público entregando panfletos, enfatizando atitudes que contribuem para preservação da natureza e evitar a poluição das ruas.
6. Recortes de jornais (figuras) sobre a ação do ser humano no meio ambiente;
7. Estimular os alunos a fazer um desenho que represente as riquezas naturais mostrada no vídeo;
8. Organização de uma exposição com os trabalhos dos alunos dentro da sala de aula.
Período de realização: 28 a 31 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário