sábado, 25 de junho de 2011

Nossos primeiros trabalhos II...

Módulo Introdutório - Integração de Mídias na Educação

Etapa 2 - Atividade 3 – Proposta de uma ação pedagógica com uso das Tecnologias e Mídias em sala de aula

Esta atividade envolve a elaboração de uma proposta de ação pedagógica para ser desenvolvida em sala de aula, integrando o uso de mídias e tecnologias. É importante que essa proposta seja feita, considerando a viabilidade de ser concretizada durante o período de 2 (duas) semanas no contexto da escola.

Como fazer:
analise o contexto da sala de aula, considerando as tecnologias e mídias existentes na escola e a pertinência de integrá-las em uma atividade a ser desenvolvida com os alunos;
a partir dessa análise, elabore uma proposta de ação, contemplando os seguintes itens:
breve descrição da atividade pedagógica;
objetivo;
série/ano;
disciplinas envolvidas;
tecnologias e mídias a serem utilizadas;
resultados esperados.

Alguns trabalhos:

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
PÓLO DE HERVAL

CURSISTA: Janice Avila Ricardo


ETAPA 2 - ATIVIDADE 3 – Proposta de uma ação pedagógica com uso das Tecnologias e Mídias em sala de aula

Projeto: Monteiro Lobato sob as lentes da Tecnologia
Público alvo: Alunos do 5º. Ano do Ensino Fundamental
Período de duração: 2 semanas
Disciplinas envolvidas: História, Geografia, educação Artística e Língua Portuguesa.


Objetivo Geral:
Este projeto consiste na utilização integrada das mídias como ferramenta durante o processo de aquisição do ensino e da aprendizagem dos alunos.

Objetivos Específicos:
• Possibilitar aos alunos conhecimento sobre a vida e as obras de Monteiro Lobato;
• Desenvolver o hábito pela leitura;
• Incentivar a pesquisa;
• Proporcionar o uso integrado das mídias;
• Proporcionar espaços de discussão.

Desenvolvimento:
1º. Semana:
Apresentar aos alunos o cronograma das atividades que serão desenvolvidas pelos alunos sob mediação do professor.
Solicitar aos alunos pesquisa histórica da vida do autor e ter conhecimento de suas obras. (Sugerir pesquisa em mais de uma fonte: revistas, livros bibliográficos e internet).
Dividir a turma em 3 ou 4 grupos e solicitar a escolha de uma obra, solicitar aprofundamento sobre a obra escolhida, realizar leitura e definir como será realizada a apresentação da obra para o restante da turma. (Sugerir como recurso: rádio, televisão, revista ou apresentação projetores digitais...).
2º. Semana:
Durante a semana serão realizadas atividades comparativas entre uma obra e outra, confeccionados cartazes com imagens sobre as obras, Será sugerido aos alunos que re-criem a história sob outra perspectiva, modernizando-a.
O projeto culminará com a apresentação em vídeo da obra Sítio do Pica Pau Amarelo, após será desenvolvida uma atividade de comparação entre a obra escrita e a adaptação para a tv.

Avaliação:
Tendo em vista os vários espaços que serão proporcionados aos alunos, busca-se com este projeto alcançar todos os objetivos propostos para estas atividades. Será satisfatório se todos os alunos participarem utilizando mídias e tecnologias com interesse e comprometimento.

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
PÓLO DE HERVAL

CURSISTA: Mogar Damasceno Miranda


ETAPA 2 - ATIVIDADE 3 – Proposta de uma ação pedagógica com uso das Tecnologias e Mídias em sala de aula

PROPOSTA DE ATIVIDADE PEDAGÓGICA

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: dividir a turma em pequenos grupos espalhar o material, jornais e revista para que os grupos possam através das noticias e imagens fazer um retrato, da realidade social. Em seguida utilizando o mesmo material fazer um retrato da sociedade que gostariam de viver.
Após essa primeira etapa os grupos apresentam seus trabalhos e colam em um painel deixando certa distancia entre o retrato da realidade social atual e da sociedade desejada.
Em um segundo momento os alunos discutam nos subgrupos que problemas sociais precisam ser resolvidos para que a distância entre as duas realidades diminua, após construíram uma ponte no painel unindo uma realidade a outra representando nessa ponte as questões que devem ser trabalhadas para diminuir essa distância.
Finalizar com uma plenária onde possíveis alternativas e soluções pra a transformação social seja levantada pelos alunos.
A proposta será desenvolvida em dois planos de aulas.



OBJETIVO: Motivar os alunos a tomarem consciência da realidade em se que vive, refletindo os problemas sociais de modo a perceber as mudanças que desejam para transformar essa realidade sendo sujeitos dessa transformação.

PUBLICO ALVO: alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Leonel de Moura Brizola –Pedras Altas-RS.

DISCIPLINA ENVOLVIDA: sociologia

TECNOLOGIAS E MIDIAS A SEREM UTILIZADAS: mídias impressas como jornais e revistas.

RESULTADOS ESPERADOS: que os alunos possam tomar consciência dos problemas da sociedade atual na qual fazem parte e que possam ser protagonistas da mudança em busca de uma realidade melhor para se viver, buscando alternativas e soluções possíveis.

BIBLIOGRAFIA UTILIZADA:
Subsidio para o ensino da sociologia, Mundo Jovem abril de 2011.

PLANO DE AULA 1

Objetivo e método:
Fazer com que os alunos identifiquem a realidade social através das noticias de jornais e revistas e a sociedade ideal para se viver, com a construção de retratos confeccionados com recortes das noticias apresentadas no material distribuído e em seguida em plenária formar um painel com o cuidado de colar os retratos da realidade atual distântes da sociedade ideal.

Material:
• Revistas
• Jornais
• Papel ofício
• Hidrocor

Desenvolvimento:
Apresentar a proposta de trabalho para os alunos e em seguida dividir a turma em subgrupos de 4 a 5 alunos.
Distribuir o material no centro da sala de aula para a confecção dos retratos.
Plenária com a construção de um painel.




PLANO DE AULA 2

Objetivo e método: Retomando o painel construído na aula anterior motivar os alunos a refletirem sobre os problemas sociais que distanciam a realidade social atual da sociedade ideal e em plenária construírem uma ponte no painel entre as duas realidades com os problemas que devem ser trabalhados para aproximar uma realidade da outra.
Finalizando a proposta pedir que em plenária os alunos levantem possíveis soluções e alternativas para os problemas colocados anteriormente e para que percebam que são protagonistas da mudança.


Material:
• Revistas
• Jornais
• Papel ofício
• Hidrocor

Desenvolvimento:
Apresentar o painel construído na aula anterior.
Pedir que os alunos retornem aos subgrupos para discutirem os problemas que distanciam as realidades presentes no painel.
Em plenária construir uma ponte no painel entre as duas realidades utilizando os problemas levantados, em seguida pedir para os alunos para discutirem alternativas e soluções para os problemas apresentados motivando-os a serem protagonistas da mudança.

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
PÓLO DE HERVAL

CURSISTA: Maria Sar Correa


ETAPA 2 - ATIVIDADE 3 – Proposta de uma ação pedagógica com uso das Tecnologias e Mídias em sala de aula

Proposta de uma Ação Pedagógica com o uso das Tecnologias e Mídias em sala de aula.

Breve descrição da atividade pedagógica

O Estado Sólido:
É um dos estados físicos da matéria onde as partículas estão muito próximas umas das outras não permitindo mudança de lugar, apenas vibração, e por esse motivo a matéria em estado sólido apresenta forma e volume constante. Toda substância sólida é visível e pode ser substância pura ou mistura, apresentam um ponto de fusão constante quando for substância pura e variável quando for uma mistura.
Objetivos:
 Identificar e aplicar as principais características do estado sólido;
 Relacionar as propriedades dos sólidos com as características de alguns materiais;
 Identificar as relações dos conteúdos abordados com as disciplinas Física e Matemática.
Série/ano: 1ª série do Ensino Médio

Disciplinas envolvidas: Matemática e Física
Tecnologias e Mídias a serem utilizadas:
http://www.atomosybits.com/wp-content/uploads/2009/09/11-estado-solido.jpg
http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/09/gelocg.jpg
Roteiro da aula:

Fazer um círculo com os alunos e passar para eles vários objetos sólidos. Com os objetos na mão, pedir a eles para determinar se são flexíveis ou duros, se são maleáveis, se a forma e o volume podem mudar ou são fixos.
Após a verificação das propriedades citadas acima, é importante verificar outra que não é visível como a densidade, para isso é importante levar um pedaço de ferro, outro de alumínio e um pedaço de cortiça. Com uma balança, verificar o peso de cada um, logo após, colocar cada pedaço em uma proveta com um volume determinado de água, determinar o volume ocupado pelo objeto e calcular, junto com os alunos, a densidade usando a fórmula: d = m/v.
Resultados esperados:
Que os alunos participem e realizem as atividades propostas, respondam questões sobre os sólidos e possam explicar para os colegas as propriedades dos sólidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário