sábado, 25 de junho de 2011

Nossos primeiros trabalhos...

Módulo Introdutório - Integração de Mídias na Educação

Etapa 1 - Atividade 3 - Análise de sugestão de aula

Um dos grandes desafios para os educadores é a integração das diferentes mídias nas atividades pedagógicas. Vamos conhecer, no Portal do Professor, como alguns professores planejam utilizar os diferentes recursos tecnológicos de que dispõem em sua pratica pedagógica? A atividade deve ser feita individualmente.

Como fazer:

A atividade deve ser feita individualmente.
• Acesse o Portal do professor
• Localize a opção Espaço da Aula
• Clique na opção Sugestões de aulas
• Navegue pelas sugestões de aula e selecione uma delas para análise. Caso não esteja conectado à Internet, clique nos links a seguir para conhecer algumas sugestões de aulas previamente selecionadas para análise:
o Clique aqui para acessar a sugestão de aula O Rio e a paisagem
o Clique aqui para acessar a sugestão de aula Viagem ao fundo do mar
o Clique aqui para acessar a sugestão de aula O Bafômetro e o Número de Oxidação


• Elabore um documento sobre a sua análise em um processador de textos, contendo:
1. Nome da sugestão de aula analisada;
2. É previsto o uso tecnologias e/ou de diferentes mídias? Quais?
3. O que você gostaria de perguntar ao professor que desenvolveu essa sugestão?


Alguns trabalhos:

IFSul - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense
Universidade Aberta do Brasil
Pós-graduação Lato Sensu em Mídias na Educação
Pólo: Herval

Cursista: Jésica Hencke


 Etapa 01 – Atividade 03 – Análise de Sugestão de Aula

1. Sugestão de aula analisada:
Viagem ao fundo do mar
Elaborada pelo professor Ronaldo César de Oliveira Paula, do Distrito Federal, da Secretaria Estadual de Educação do Distrito Federal, tendo como co-autor José Eduardo Martins.

2. É previsto o uso de tecnologias e/ou de diferentes mídias? Quais?
A proposta de aula prevê um trabalho integrando teoria e prática, ao valer-se de recursos cotidianos como garrafas pet e midiáticos a rede internacional de computadores com programas computadorizados, todos embasados na articulação do conceito, debate e vivência.
Se tivermos a noção de tecnologias como atividade do domínio humano, embasadas no conhecimento de um processo ou manuseio de ferramentas, como a possibilidade de acrescentar mudanças aos meios naturais, teremos nesta aula, os seguintes recursos tecnológicos:
• 01 garrafa pet;
• 01 ampola de vidro vazia;
• Computadores com o programa ou objeto de aprendizagem virtual: “Hidrostática”, experimentando-a.
Além de textos impressos ou virtuais para pesquisa, a água que é um recurso natural, mas chegam às torneiras através de um processo mecânico elaborado tecnologicamente, é visto que deveras não reparamos o quanto valemo-nos dos objetos manipulados tecnologicamente, nem tampouco damos o devido valor as estruturas midiáticas, apenas consideramos como recursos o suporte de difusão, veiculação da informação dos aparatos físicos e tecnológicos, deixando de considerar o sentido primo de mídia que é meio, um subsídio para agir mediante nossas propostas educacionais.

3. O que você gostaria de perguntar ao professor que desenvolveu essa sugestão?
Num primeiro momento gostaria de considerar a proposta da aula prática e interessante, ao valer-se de recursos simples do cotidiano, provavelmente se este é um tema recorrente para a localidade na qual a instituição educacional se encontra. A experiência com a garrafa pet e a ampola esclarecem o dilema do submarino não naufragar, mas a dúvida presente é: não foi muito complexo explicar os temas? Como os alunos conseguiram articular o conceito proposto? Tornou-se como um jogo de computador averiguar as medidas e as propostas? O registro foi eficiente? Os alunos demonstraram uma aprendizagem significativa?
Ao meu ver, observando a proposta da aula, sendo completamente leiga no assunto, acredito que os alunos obtiveram uma aprendizagem com sentido, pois além de ler, pesquisar sobre o tema, debater, puderam aprofundar seus conceitos ao envolver a ação prática tanto manual quanto a digital.

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE DE PELOTAS
PÓLO DE HERVAL

CURSISTA: Begssie Victória Vieira López


Etapa 1 - Atividade 3 - Análise de sugestão de aula

Elabore um documento sobre a sua análise em um processador de textos, contendo:

1- Nome da sugestão de aula analisada;

Resposta:
Ruth Rocha e sua obra
Autor Fernanda Maurício Simões
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

2- É previsto o uso tecnologias e/ou de diferentes mídias? Quais?

Resposta:

Sim, ela usou a sala de informática , onde as crianças devem entrar na internet e acessar o site:
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias.htm
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm)
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historiadaruth.htm)
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/cruzadinhas.htm
http://www2.uol.com.br/ruthrocha/livros.htm


3-O que você gostaria de perguntar ao professor que desenvolveu essa sugestão?

Resposta:

Bem, para começar eu diria que foi uma aula muito criativa, com o uso da sala de informática e da internet. As atividades também foram bem boas.
Como foi a primeira ida ao laboratório de informática?Eles acessaram o mesmo computador, já que foi sugerido a mesma história para todos?
Na atividade 1.3 o site é só para o aluno saber quais são os livros da autora? Na biblioteca eles usaram livros reais para fazer a leitura, já que o site não disponibiliza , pelo que vi, imagens da história? Cada aluno usou um livro diferente? Se sim, foi muito criativo.

Nesta parte da aula você deixa a dica:
¨Se possível, é importante que as crianças escolham um livro da autora para pegar emprestado e ler em casa. Quando o trouxerem de volta, deverão contar ou ler a história para os colegas e, ao final, dizer se gostaram da obra, justificando sua resposta.¨
Também poderiam fazer um resumo escrito do livro, com as partes que gostaram mais, não é? Assim estaremos trabalhando com eles a escrita espontânea, mas como essa atividade é muito importante para a construção da escrita devemos fazê-la em aula e de forma individual; quero dizer,cada um faz o seu, mas sempre podemos(colegas e professor) ajudar.
Na atividade 2 , sobre a biografia de Ruth Rocha:
Na parte que você fala:
¨ Se preciso, esclareça possíveis dúvidas em relação a palavras desconhecidas.¨
Esse esclarecimento seria só oral ou existe algum cantinho da aula onde eles podem escrever as palavras novas? É muito importante trabalhar todo tipo de texto, no caso da biografia não seria interessante que cada um escrevesse a sua biografia, no final dessa atividade?
Atividade 3.2 Resolvendo Cruzadinha, você diz:
¨Esta atividade é importante para auxiliá-los a pensarem nas relações entre grafemas e fonemas, pois terão que preencher o número exato de quadradinhos para a escrita de cada palavra¨.
Não seria para saber quantas letras tem cada palavra?
A aula tem atividades bem criativas, mas acredito que faltou o mais importante, a escrita espontânea.

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE DE PELOTAS
PÓLO DE HERVAL

CURSISTA: Ana Cleonice Silva


Etapa 1 - Atividade 3 - Análise de sugestão de aula

Elabore um documento sobre a sua análise em um processador de textos, contendo:

1. Sugestão de aula analisada: O Rio e a paisagem

Analisando a sugestão da aula em questão, observei que as estratégias que o professor utilizou na sua ação pedagógica, reuniu atividades diversificadas que exigiram o comprometimento dos alunos na busca do conhecimento e sua respectiva relação com o cotidiano, além de conscientizá-los dos malíficios que as ações humanas estão provocando na natureza.

2. É previsto o uso de tecnologias e/ou de diferentes mídias? Quais?

Percebi que o professor fez uso de várias mídias, objetivando envolver seus alunos, como por exemplo: vídeos, datashow, computadores etc...

3-O que você gostaria de perguntar ao professor que desenvolveu essa sugestão?

Gostaria de saber do professor, se houve algum tipo de resistência a proposta de ensino?

Nenhum comentário:

Postar um comentário