quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Módulo Gestão - Etapa 3 - Mais um trabalho!!

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

POLO HERVAL

Aprendendo a conviver

Autoria: Begssie Victoria Vieira López e Janice de Ávila Ricardo.

Público a ser envolvido: Alunos do pré ao 3º ano.

Mídias a serem utilizadas:

· Câmera digital;

· Computador;

· Internet;

· Impressora;

· Filmadora;

· Livros;

Objetivos:

Nosso objetivo com este trabalho é proporcionar aos alunos momentos para pensar sobre sua conduta e a dos outros colegas a partir de princípios de solidariedade, amor ao próximo e respeito às diferenças.Na escola, a verdadeira participação é garantida pela interação entre os sujeitos e as diversas realidades, isso contribui eficazmente para a “formação do educando em sua totalidade, consciência, caráter, cidadania [...]” (VASCONCELOS, 2002, P. 98)

Objetivos específicos:

· Reconhecer valores,

· Adotar no dia- a- dia atitudes de solidariedade,

· Cooperação e repúdio às injustiças e discriminações,

· Evidenciar respeito mútuo como condição necessária para o convívio social,

· Reconhecer no outro e em si à sensibilidade e a disposição para ajudar as outras pessoas, quando isso for possível e desejável.

Justificativa:

Tendo em vista o contexto pelo qual os alunos estão inseridos, uma realidade que os expõem a situações de vulnerabilidade social. Procuramos desenvolver um trabalho voltado a atender tais necessidades. Como diz Saltini:

“(...) as escolas deveriam entender mais de seres humanos e de amor do que de conteúdos e técnicas educativas. Elas têm contribuído, em demasia para a construção de neuróticos, por não entenderem de amor, de sonhos, de fantasias, de símbolos e de doces”. (SALTINI, ano, p. xx)

Metodologia:

A metodologia a ser utilizada seguirá a tendência afetiva, que procura fazer com que cada um tome consciência de suas orientações afetivas concretas, na esperança de que, de bem consigo mesmo, possa conviver de forma harmoniosa com seus semelhantes.

Os alunos terão sessões de vídeo, onde serão exibidos filmes referentes ao tema. Logo depois discutirão sobre os filmes em sala de aula, adequando o tema à realidade da turma. A professora conduzirá o debate sobre valores, regras de comportamento, convivência social, solidariedade etc., fazendo relação entre o que era aceito pela sociedade em outras épocas com a nossa atual. Como tarefa de casa deverão assistir a programas de TV e rádio (noticiários, novelas, programas de auditório, documentários, desenhos animados, propagandas, etc.), e trazer situações onde reconheçam valores positivos. Em outra oportunidade, compartilhará com os colegas, de forma oral, o que viram/ouviram com relação ao tema e a fonte onde assistiram e de forma escrita, para a professora. No Laboratório de Informática, pesquisarão sobre outras histórias com o mesmo assunto, os significado de palavras que aprenderam e exemplos de ações que podem mudar o nosso dia-a-dia e o mundo a nossa volta, por exemplo, no meio ambiente.

A turma irá listar as ações que podem começar a realizar agora para mudar a realidade deles em casa e na escola. O tema possibilita trabalhar a interdisciplinaridade e deverá ser aproveitado para tal.

Período de realização e cronograma:

O projeto será desenvolvido durante trinta dias, sendo que destes serão reservados horas para cada turma individualmente com atividades variadas como filmes, palestras, passeios, brincadeiras entre outras.

Resultados esperados:

Esperamos com esta proposta minimizar o comportamento agressivo dos alunos e desenvolver o espírito de solidariedade e respeito as diferenças.

Avaliação:

O projeto será considerado válido, se conseguir envolver os alunos, na reflexão, na participação oral e escrita, individual e em grupo. Enfim, se 70% dos objetivos do projeto forem alcançados.

Socialização do projeto:

Serão realizados confecção de cartazes e faixas, textos e outras formas de manifestação do pensamento com gravuras, desenhos, frases, etc. para expor nos corredores da escola convidando as pessoas a participar evidenciando as notícias positivas da vida informadas pelas mídias.

Citações e referência:

Obras consultadas:

SALTINI, Cláudio J. P. Afetividade & inteligência. Rio de Janeiro: DPA, 1997. VASCONCELLOS, Celso dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político – pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 3 ed. São Paulo: 2002, 213p.

VASCONCELLOS,Celso dos S. “Planejamento Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico"- Editora Libertad - SP.

Sites consultados:

http://www.ligasolidaria.org.br/default.asp Acesso em xx.xx.2011

http://www.rumoatolerancia.fflch.usp.br/node/895 Acesso em xx.xx.2011

http://www.educared.org Acesso em xx.xx.2011


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