quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Projeto Integrador

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E

TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

PÓLO DE HERVAL

CURSISTAS: Andréia Caetano Araujo, Eduardo Garralaga Melgar Junior e Lutiele Botelho Cardoso.

DATA: 21 de agosto de 2011.

MÓDULO Projeto Integrador

ATIVIDADE 2 - Projeto integrador (Biblioteca) - Elaborar um projeto pedagógico, integrando, ao menos, duas mídias diferentes estudadas durante o ciclo básico e três disciplinas curriculares.

1. TÍTULO DO PROJETO:

“LIXO! PODE SE TORNAR APOIO PEDAGÓGICO”

Reflexão mediada pelo uso pleno das tecnologias.

2- ESCOLA-CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE:

O projeto será desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil Edgar Dutra Lisboa, situada na Rua Filisbino da Silva Soares, no Bairro Promorar no município de Arroio Grande RS. O bairro está localizado a l km e meio da sede do município, por esse motivo houve a necessidade da construção de uma escola que atendesse os filhos dos moradores estabelecidos neste local.

A escola está situada em um dos Bairros considerados mais pobres do município, é um bairro carente onde reside grande número de famílias que apresentam um nível socioeconômico baixo, e que muitos não têm renda fixa para o sustento de suas famílias, tornando como principal fonte de renda os programas governamentais e municipais (bolsa família, bolsa escola e ranchos doados pela Prefeitura Municipal).

Ao redor da escola é possível observar casas conservadas e a rua limpa, no entanto ao andar pelo bairro é possível perceber certo desleixo com esses cuidados, atrás da quadra esportiva da escola existe um terreno baldio, onde muitas pessoas colocam lixo, também tem animais soltos (cães, galinhas, cavalos, vacas...) que fazem suas necessidades fisiológicas, colocando em risco a saúde das crianças e pessoas.

Perto da escola existe um Posto de Saúde, onde um médico uma vez na semana atende as pessoas que residem nessa localidade, o restante do dia existe uma enfermeira municipal que fica a disposição da comunidade nos dois turnos (manhã e tarde). Próximo da escola também existe um Centro Comunitário Católico onde a escola sempre participa quando convidada e a comunidade é bem atuante e participativa nesses encontros religiosos, aliás, a única forma de participação que a escola tem com o bairro é essa, já que esse não promove nenhum evento a mais e caso promova a escola não recebe nenhum convite, ao contrário da participação em eventos promovidos pela cidade em que esta participa de todos, quando não pode ir toda a escola sempre vai um ou mais representantes.

Ao lado da escola funciona uma Escola Municipal de Ensino Fundamental. Existem também mini-mercados ao redor da escola, que ao que se percebeu por o bairro se encontrar distante da cidade e por não possuir nenhum transporte municipal coletivo, esses mercados colocam altos preços na mercadoria, dificultando a compra para alguns e explorando os outros, reforçando assim a prática de sociedade excludente e capitalista em que vivemos.

A escola possui suas dependências físicas bem conservadas e limpas e o ambiente é acolhedor, as paredes da escola possuem pinturas com desenhos infantis, murais com mensagens e dizeres, com as datas comemorativas e trabalhos dos alunos. As dependências físicas são distribuídas da seguinte forma: uma secretaria, na qual funciona a direção e Coordenação, um salão com brinquedos diversos onde funciona o Maternal, uma sala decorada e bem conservada em que funciona o Pré B, uma sala pequena conservada e decorada em que funciona como sala de aula para o Pré A e também como refeitório nos momentos das refeições.

Existem banheiros adaptados para as turmas de Educação Infantil e um banheiro para os funcionários. Existe uma cozinha, uma dispensa e um refeitório além da sala que é utilizada para tal finalidade. A escola funciona em turno integral, no qual somente o pré B freqüenta à tarde, os demais alunos ficam na escola nos dois turnos saindo às 17 horas acompanhados de um responsável.

3. SÉRIE EM QUE O PROJETO SERÁ DESENVOLVIDO:

Educação Infantil

4. DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:

Ciências (Meio Ambiente; Reciclagem);

Estudos Sociais (Nossas Ações no Bairro);

Português (Leitura de Imagens Áudios-Visuais);

Matemática (Unidades de Medidas, Espaço, Tempo, dentre outras);

Educação Artística (Corte, Montagem, Pintura, dentre outras).

5 – TEMAS ABORDADOS:

- Tema Central: Meio Ambiente

- Sub-tema: Reciclagem, Mídias/Tecnologias; Lixo.

Desse modo, justificamos que:

Estamos vivendo momentos em que o meio ambiente esta sendo prejudicado por diversos fatores, no qual a todo instante urge por transformações que modifiquem a realidade atual. Sabemos que meio ambiente é tudo que está a nossa volta, por este motivo precisamos compreender que uma vez este danificado compromete todo o futuro de uma geração, assim como afirma BOTH, “O meio ambiente vai além das dimensões biofísicas, como vegetação, recursos hídricos, fauna, solos, atmosfera... Envolve as configurações dos conhecimentos, das técnicas, das estruturas e das relações sociais”.

Portanto a educação tem um papel crucial no auxílio de um trabalho voltado à preservação do meio ambiente. As mídias podem ter papel importantíssimo para que consigamos levar aos nossos alunos a importância do meio ambiente, para além dos processos que acontecem no bairro e na escola. Através de vídeos, captura de imagens poderá trazer para a sala de aula interações que iram encantar nossos infantes. Entendemos que a Educação ainda é o melhor caminho para o desenvolvimento de uma educação consciente e justa. A sala de aula é o eixo que aproxima a realidade da teoria. Mas conforme diz BOTH “A educação é um ato político e que, para ser identificada como um ato educativo na perspectiva ambiental necessita mais de uma mudança qualitativa da escola do que de informações eficientes”.

Deste modo se trabalharmos o meio ambiente com exemplos reais da comunidade inserida e com atos que envolva a própria escola, estaremos caminhando na direção certa e com certeza contribuindo para que as crianças/jovens crescem com pensamentos ambientais positivos, que saibam usar os recursos naturais disponíveis com consciência e de forma sustentável.

As tecnologias iram desencadear neste projeto todo o nosso processo pedagógico, é através da exploração dos meios multimídias que iremos trabalhar para desenvolver essa consciência ambiental, problematizando através da ludicidade mediada pelas tecnologias, que conseguiremos tornar esta temática o mais prazerosa para nossas crianças. Pensamos além de trazer vídeos do youtube, levar nossos infantes para o entorno da comunidade, e de posse de uma máquina, eles mesmo poderem captar as imagens que serão objeto de reflexão deste projeto.

Para Almeida “o contexto educativo é um conjunto de circunstâncias relevantes que propiciam ao aluno (re) construir o conhecimento dos quais são elementos inerentes o conteúdo, o professor, sua ação e os objetos histórico-culturais que o constituem”, para a autora, “o contexto é considerado em toda a sua complexidade e multidimensionalidade, englobando as dimensões histórico-social, cultural, cognitiva e afetiva dos sujeitos que o habitam, bem como as tecnologias que dele fazem parte, cujas características devem ser compreendidas para que se possa incorporá-las numa perspectiva crítica”.

Nessa inter-relação, nós docentes e educandos devemos compreender que o meio ambiente é um tema emergencial na realidade atual, o que mais vimos é o lixo sendo utilizado de uma maneira incorreta, prejudicando a debilitando o meio ambiente, portanto trabalhar o lixo no contexto escolar extremamente importante através da reciclagem podemos modificar e transformar muitos objetos, tidos como lixo transformando-os em apoios pedagógicos para educadores em suas práticas escolares.

Almeida ainda reflete que “o uso das tecnologias em contextos significativos para os aprendizes indica que estes se encontram imersos em cenários interativos com a presença de tecnologias”, o que se torna um grande desafio para a escola pública. Sabemos que a escola pública ainda é muito precária, não disponibiliza materiais para ser utilizado no dia-a-dia escolar, se educadores associarem a preservação do meio ambiente com a reciclagem, terá resultados positivos tanto para a aprendizagem dos alunos com para a conscientização de um ambiente mais puro. O lixo será utilizado de forma que propicie uma aprendizagem prazerosa e o mais importante significativa.

Segundo Barros e Cavalcante “a utilização dessas ferramentas midiáticas não pode ser feita por modismo e sim com objetivos claros e definidos no planejamento do professor. É preciso deixar claro o propósito de que precisamos utilizar a tecnologia como mediação do processo ensino-aprendizagem”, é neste intuito que a utilização das mídias neste projeto terá papel primordial para que além de alcançarmos nossos objetivos, possamos desenvolver em nossos educandos consciência plena sobre a importância do meio ambiente.

6. MÍDIAS DISPONÍVEIS PARA INTEGRAR:

- Câmara Digital;

- Vídeos;

- Músicas;

- Computador;

- Televisão;

- DVD;

- Som.

7 – OBJETIVOS:

GERAL:

Conhecer a importância da reciclagem e o cuidado com o meio ambiente no contexto escolar e comunitário com apoio pedagógico mediada pelo uso pleno das tecnologias.

ESPECÍFICOS:

- interagir com diferentes vídeos do youtube sobre a importância da preservação do meio ambiente;

- Confeccionar materiais pedagógicos com diferentes materiais reciclados;

- Confeccionar brinquedos de sucatas;

- Realizar panfletagem na comunidade sobre a preservação do meio;

- Confecção de camisetas pelos próprios alunos sobre os cuidados com o meio ambiente.

- Construir uma pequena área verde na escola pelos próprios alunos;

- Captar através da utilização de máquina digital imagens da escola e da comunidade do entorno sobre situações de descaso e/ou preservação do meio ambiente;

- Identificar como o lixo pode ser transformado em apoio pedagógico;

- Conscientizar a comunidade sobre os cuidados com o meio em que vivem e a importância da tecnologia para a construção destes espaços;

- Expor os trabalhos e fotos realizados sobre o meio ambiente.

8. METODOLOGIA

Durante a execução do projeto serão construídos momentos em que os educandos poderão interagir dialogando com os professores seus saberes sobre a preservação do meio ambiente. Concomitante a isto, iremos juntos olhar vídeos do youtube que falem sobre isto, que trará uma linguagem adequada a faixa etária de nossos alunos.

Em outros momentos, de posse de uma máquina digital os educandos poderão coletar imagens com os professores para dar continuidade às atividades do projeto. Além de ressignificar o espaço escolar, iremos também adentrar no bairro e trazer este para nossas discussões. Além de uma caminhada com panfletagem, confecção de camisetas, brinquedos com sucatas, iremos através de uma máquina digital registrar todos os momentos deste projeto para que possamos montar uma mostra artística do nosso projeto, aberto a toda comunidade escolar e externa.

Não iremos nos deter em descrever as atividades que serão desenvolvidas no projeto, pois estas serão descritas no cronograma.

9. RESULTADOS PARCIAIS E ESPERADOS:

Na apresentação do projeto para a equipe diretiva da escola foi um sucesso. A equipe se mostrou interessada e achou importante a iniciativa de trabalhar esse tema na escola e na comunidade com o auxílio das Tecnologias e mídias.

10. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

A avaliação do projeto será feita através da observação das organizadoras do projeto, na qual o projeto será avaliado quanto à participação dos alunos, se os alunos estão motivados na execução das atividades mostrando-se interessados e animados quanto às atividades propostas.

Nas conversas realizadas com a turma será observada também a questão do entendimento dos alunos, se eles conseguiram compreender a necessidade de cuidar do meio ambiente através das colocações verbais no assunto discutido. Do mesmo modo que as ações dos alunos durante o desenvolvimento do projeto receberão uma atenção especial, será observado se eles estão mudando alguma ação que antes cometiam que agora sabem que agridem o meio ambiente, tais como jogar lixo no chão, pisar em plantas. Será avaliado também o impacto que o projeto trouxe para a comunidade através da participação e envolvimento da comunidade na execução do projeto

11. FORMA DE SOCIALIZAÇÃO DAS PRODUÇÕES:

Mostra artística na escola, organizada em interação com comunidade externa, comunidade escolar, professores e alunos. Iremos organizar com a escola e com há comunidade um dia para que os alunos possam mostrar através de desenhos e/ou imagens o que foi aprendido durante o projeto, bem como será disponibilizado uma amostra dos materiais confeccionados pelos alunos e professores envolvidos no projeto, para que a comunidade acompanhe o trabalho realizado.

12. CRONOGRAMA

Atividade: Apresentação do Projeto e discussão com professores e alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente.

15/08/2011

Desenvolvimento da Atividade: Será feita uma reunião com os professores envolvidos no projeto para a apresentação do mesmo, bem como, será discutida a importância de trabalhar o meio ambiente na escola, reflexão mediada pelo uso pleno das tecnologias.

Atividade: Observação do meio ambiente pelas crianças através da utilização de vídeos sobre o meio ambiente.

29/08/2011

Desenvolvimento da Atividade: Os alunos irão para o pátio da escola e irão observar todos os recursos naturais disponíveis, após os alunos irão assistir a um vídeo do youtube sobre a importância de cuidar do meio ambiente, em seguida, haverá uma conversação sobre os cuidados com meio ambiente. Será orientado aos educandos, que tragam materiais recicláveis para o encontro do dia 12 de setembro.

Atividade: Confecção de materiais pedagógicos para o auxílio nas aulas.

12/09/2011

Desenvolvimento da Atividade: Através do material reciclado solicitado no último encontro, em que os alunos e professores poderiam arrecadar. Será confeccionado material de apoio pedagógico, bem como brinquedos pelos próprios alunos.Durante a confecção será conversado sobre qual seria o rumo que esses materiais levariam, bem como a importância de aproveitar os materiais.

Atividade: Confecção da área verde na escola.

14/09/2011

Desenvolvimento da Atividade: Os alunos irão ajudara confeccionar pequenos canteiros de flores no pátio da escola, irão plantar e todos os dias juntamente com a professora aguar as plantas. Enquanto realizam as atividades, será discutida a importância de cuidar das plantas e quais os cuidados que devem ter.

Atividade: Fotografias do Meio Ambiente

26/09/2011

Desenvolvimento da Atividade: Os alunos irão passear no entorno da escola, no decorrer do passeio os professores irão disponibilizar uma máquina digital, cada aluno irá registrar através de imagens ou mesmo vídeos, fotos que mostre o meio ambiente preservado e também situações de mau cuidado.

Atividade: Confecção de um Canto artístico com a exposição das fotos tiradas pelos próprios alunos

28/09/201

Desenvolvimento da Atividade: A partir das fotos que os alunos fizeram comunidade escolar e comunitária na apreciação das atividades realizadas pelos alunos, será exposto em um mural na sala de aula, ao lado será feito um espaço em que os alunos irão desenhar como deveria estar o meio ambiente que eles fotografaram. Será confeccionado com estas imagens um vídeo que mostrará toda a trajetória dos estudantes no desenvolvimento reflexivo destas atividades, bem como, mostrar a importância para os demais professores, gestores e comunidade escola, a importância e imponência que estes registros dão ao planejamento dos professores.

Atividade: Exposição das atividades realizadas durante o projeto na escola.

03/10/2011

Desenvolvimento da Atividade: Será organizado um espaço na escola para a visitação da comunidade escolar e comunitária na apreciação das atividades realizadas pelos alunos.

Observação: as atividades poderão ser alteradas a qualquer momento, pois serão guiadas pelas reflexões realizadas com os estudantes e no diálogo permanente com os demais professores da escola.

13 – REFERÊNCIAS:

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Gestão de tecnologias, mídias e recursos na escola: o compartilhar de significados.

BARROS, Jaqueline Leite Vaz de – UFAL & CAVALCANTE, Maria Auxiliadora da Silva – UFAL. Descobrindo a Cidadania Através das Mídias Educativas: Um Relato de Experiência na Educação de Jovens e Adultos. www.atividadeseducativas.net.br, acesso em 25 de julho de 2011.

amigosdaeducacao.com/atividades-para-educacao-infantil, acesso em 13 de agosto de 2011.

BOTH. Sérgio José. O meio ambiente no interior da escola. Disponível em http://www.mundojovem.com.br/artigo-o-meio-ambiente-no-interior-daescola. php, acesso 10 de agosto de 2011.

RUY. Rosimari A. Viveiro. A Educação Ambiental na Escola. Disponível em http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_26/eduambiental.html, acesso em 13 de agosto de 2011.

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