quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Projeto Integrador

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

POLO HERVAL

ANALISANDO FILMES NA ESCOLA

BEGSSIE VICTÓRIA VIEIRA LÓPEZ, JANICE DE ÁVILA RICARDO, MARIA SAR CORRÊA, ROBERTA NUNES MEDEIROS e VITOR HUGO DE SOUZA ALMEIDA

JAGUARÃO, 18 DE AGOSTO DE 2011

1. Título do Projeto: Analisando Filmes na Escola

Cursistas: Begssie Victória Vieira López, Janice Ávila Ricardo, Maria Sar Corrêa, Roberta Nunes Medeiros e Vitor Hugo de Souza Almeida.

2. Escolas envolvidas no projeto:

Escola Municipal Manoel Pereira Vargas;

3. Séries em que o projeto será desenvolvido:

6° Ano e 8° série

4. Disciplinas envolvidas:

· Ciências;

· Português;

· Matemática;

· Geografia;

· Religião.

5. Temas abordados:

· Discriminação Social;

· Consumismo;

· Pobreza;

· Preconceito.

6. Mídias disponíveis para integrar:

· DVD;

· Computador;

· Pendrive;

· Internet;

· Vídeo;

· Filmadora;

· Curta metragem: “Ilha das Flores”;

· Filme “Amistad”;

· E-mail;

· Blog.

7. Objetivos:

  • Desenvolver uma visão crítica, capaz de identificar a linguagem utilizada pela mídia para relatar ou denunciar problemas que a sociedade enfrenta;
  • Promover debates e questionamentos que introduzam à aprendizagem de vários conteúdos através desse meio de comunicação, os filmes.
  • Construir e modificar conceitos e visões do mundo através dos filmes;
  • Através do cinema, atuar na formação cultural e criar estímulos cognitivos e sensitivos nos alunos.
  • Criar emails institucionais para os alunos postarem os trabalhos;
  • Utilizar o laboratório de informática para a realização e digitação do trabalho e enviar emails;
  • Destacar as cenas do filme que mais chamou atenção e por que;
  • Relacionar discutir as formas de preconceito;
  • Pesquisar e produzir um texto sobre preconceito.

8. Justificativa

A utilização dos recursos da internet e pesquisa, juntamente com a integralização com salas de vídeos disponível na escola, é transcender a aprendizagem, pois no momento da uso destes recursos o alunos está aprendendo e interagindo com as mídias. “A escola não pode ignorar o que se passa no mundo. Ora, as novas tecnologias da informação e da comunicação transformam espetacularmente não só nossas maneiras de comunicar, mas também de trabalhar, de decidir, de pensar”. (PERRENOUD apud OLIVEIRA, 2001).

Deste modo:

O conviver virtual vai tornar-se quase tão importante como o conviver presencial. A escola precisa de uma sacudida, de um choque, de arejamento. Isso se consegue com uma gestão administrativa e pedagógica mais flexível, com tempos e espaços menos predeterminados, com modos de acesso a pesquisa e de desenvolvimento de atividades mais dinâmicas (MORAN, 2011).

Segundo Moran (1995), a televisão e o vídeo partem do concreto, do visível, do imediato, próximo, que toca todos os sentidos. Mexem com o corpo, com a pele, as sensações e os sentimentos. Isso nos dá pistas para começar na sala de aula pelo sensorial, pelo afetivo, pelo que toca o aluno antes de falar de idéias, de conceitos, de teorias. Partir do concreto para o abstrato, do imediato para o mediato, da ação para a reflexão, da produção para a teorização. O vídeo ajuda a um bom professor, atrai os alunos, mas não modifica substancialmente a relação pedagógica. Aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, mas também introduz novas questões no processo educacional.

O vídeo está ligado à televisão e a um contexto de lazer, e entretenimento, que passa imperceptivelmente para a sala de aula. Vídeo, na cabeça dos alunos, significa descanso e não "aula", o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso. Precisamos aproveitar essa expectativa positiva para atrair o aluno para os assuntos do nosso planejamento pedagógico. Mas ao mesmo tempo, saber que necessitamos prestar atenção para estabelecer novas pontes entre o vídeo e as outras dinâmicas da aula (MORAN, 1995).

9. Metodologia:

9.1.1 Metodologia utilizada na Escola Municipal Manoel Pereira Vargas

9.1.1.1 Professoras responsáveis para aplicar o projeto no 6° Ano:

Begssie Victória Vieira López e Janice Ávila Ricardo

9.1.1.2 Disciplinas específicas para esta série e Escola:

Ciências, Matemática, Informática.

9.1.1.3 Objetivos específicos de aprendizagem:

· Assistir ao curta-metragem “Ilhas das Flores”, de Jorge Furtado;

· Interpretar e debater elementos que compõem a temática abordada no filme;

· Produzir textos orais e escritos que possuam como temática as questões enfocadas em “Ilhas das Flores”.

· Discutir sobre o consumismo e suas conseqüências;

· Contribuir para uma visão integrada da realidade social, desvendando as interdependências entre a miséria e a política nacional e internacional.

· Discutir a questão do lixo na sociedade contemporânea, da má distribuição e desperdício de alimentos, da desigualdade social.

9.1.1.4 Desenvolvimento de atividades:

Atividade 01:

O trabalho pode iniciar com um levantamento de todas as coisas que os alunos gostariam de possuir e não têm (quais são os seus objetos de desejo).

A idéia é partir da experiência de vida do aluno, de como ele se encontra enquanto consumidor e criar um panorama do que a classe gostaria de possuir.

O trabalho se iniciará com a confecção de uma lista, e os alunos irão pesquisar preços na internet, elencando a relação salário e o consumo de seus sonhos (quantos salários custa cada objeto desejado). É importante socializar as informações e promover o debate, o confronto de opiniões.

A tarefa do professor é identificar se os sonhos de consumo apresentados possuem algo além dos bens materiais.

a) Aparece o desejo pela cultura, educação e lazer?

b) Quais são os valores que permeiam o desejo dos alunos? Fazer o aluno refletir sobre o que deseja e por que desejamos.

Cabe inserir a reflexão sobre a massificação, o bombardeio de informações que nos hipnotizam para adquirir produtos.

Os alunos irão pesquisar propagandas que apresentem esses aspectos. A cada propaganda apresentada é interessante analisar para qual público ela se destina, que recursos utiliza para vender os produtos, etc.

Nesse ponto, os alunos estarão em um processo de reflexão intenso e trazer o filme “Ilha das Flores”, irá gerar um novo desequilíbrio. O professor fará a explanação que irá trazer um filme que apresenta consumidores finais de um produto. Após a exibição do filme, com certeza, os alunos estarão aflitos para debaterem.

Atividade 2:

Leitura do poema "O Bicho" de Manuel Bandeira: nessa fase os alunos serão convidados a refletir sobre a condição subumana que alguns homens são submetidos em nossa sociedade.

Esta atividade será constituída, primeiramente, da leitura individual e silenciosa do poema:

O Bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.
Poema de Manuel Bandeira

Após a leitura silenciosa, serão convidados alguns alunos para declamarem o poema.

Atividade 03:

Assistindo "Ilha das Flores"

Sinopse do filme:

Ilha das Flores é um filme de curta-metragem brasileiro, do gênero documentário, escrito e dirigido pelo cineasta Jorge Furtado, em 1989, com produção da Casa de Cinema de Porto Alegre. Este curta metragem narra o percurso de um tomate estragado desde o momento de sua compra em um supermercado até seu destino em um lixão, onde restos orgânicos servem de comida para um criador de porcos. Após a alimentação dos animais, o proprietário libera a entrada de habitantes da ilha, extremamente pobres, para que procurem por restos de comida. O filme faz uma crítica ao consumismo e a geração desigual de renda na sociedade contemporânea. Assistindo ao filme, além de refletir sobre questões como a pobreza e a desigualdade social também travaram contato com questões socioambientais, como as diferenças entre o consumismo e o consumo responsável ou consciente.

É importante que, ao assistir ao vídeo pela primeira vez, os alunos prestem bastante atenção nas questões por ele abordadas.

Roteiro de leitura do filme

Propor aos alunos que eles deverão assistir ao filme baseados em um roteiro de leitura que busque uma reflexão sobre o mesmo.

-O que chamou sua atenção no Curta Metragem? Por quê?

- Em sua opinião o que aconteceu?

- Com quem?

- Onde?

- Por quê?

- Existe relação entre o tema do poema O BICHO com o vídeo ILHA DAS FLORES?

- Qual o tema abordado nas duas produções?

- As produções apresentam tanto na poesia como no documentário, um lado perverso da realidade humana. Quais aspectos nas obras indicam seu caráter crítico?

Atividade 04:

Debatendo:

Organizar os alunos em grupos e pedir que os mesmos façam anotações acerca de cada um dos pontos citados.

Para que esse momento da atividade se efetive de maneira exitosa, deverá ser exibido o filme, algumas vezes.

A partir das questões e dos pontos empreendidos na atividade anterior, promover um fórum de discussão com a classe. Cada um deles deverá argumentar de que forma tais pontos são colocados no filme, bem como suas opiniões e soluções para tais questões socioeconômicas.

Permitir que os alunos dos demais grupos façam perguntas ou complementem as falas dos colegas. A intenção é que todos visualizem as problemáticas de "Ilha das Flores" como modernas, não fictícias e próximas do nosso cotidiano.

Atividade 05:

Fechamento da Atividade:

1-Cada grupo poderá escolher uma forma de apresentar o trabalho:

a) Painel: Utilizando imagens ou palavras soltas, os alunos, em grupos, apresentam aspectos relacionados ao tema desenvolvido. A idéia é que as palavras e as imagens possam transmitir o que o grupo discutiu e suas conclusões a respeito do tema, sem que seja necessária a utilização de um texto.

b) Dramatização: Alunos podem dramatizar cenas do filme.

c) Apresentação de seminários: Os alunos podem expor as suas conclusões e promover discussões a respeito da visão abordada pelo filme com relação ao tema trabalhado.

Estas apresentações serão filmadas pelo professor.

3- Construir um blog onde serão postadas as produções realizadas com os alunos.

9.1.2. Metodologia utilizada nas atividades da 8ª série:

9.1.2.1. Professor responsável para aplicar o projeto no 8° Ano:

Vitor Hugo de Souza Almeida

9.1.2.2. Disciplinas específicas para esta série e Escola:

· Geografia

· Religião

9.1.2.3. Objetivos específicos de aprendizagem:

· Criar email para postagem de trabalhos;

· Assistir o Filme “Amistad” na sala de vídeo;

· Relacionar o conteúdo com a realidade;

· Pesquisar na sala de informática sobre preconceito;

· Produzir um texto sobre o filme, destacando as cenas que lhe chamaram atenção;

· Relacionar as formas de preconceito;

· Produzir um texto sobre preconceito.

9.1.2.4. Desenvolvimento de atividades:

1º momento:

Os alunos criarem email para enviarem os trabalhos.

2º momento

Os alunos assistirem o filme “Amistad”.

Sinopse do filme:

Costa de Cuba, 1839. Dezenas de escravos negros se libertam das correntes e assumem o comando do navio negreiro La Amistad. Eles sonham retornar para a África, mas desconhecem navegação e se vêem obrigados a confiar em dois tripulantes sobreviventes, que os enganam e fazem com que, após dos meses, sejam capturados por um navio americano, quando desordenadamente navegaram até a Costa de Connecticut. Os africanos são inicialmente julgados pelo assassinato da tripulação, mas o caso toma vulto e o presidente americano Martin Van Buren ( Nigel Hawthorn), que sonha ser reeleito, tenta a condenação dos escravos, pois agradaria aos estados do sul e também fortaleceria os laços com a Espanha, pois a jovem Rainha Isabella II (Anna Paquin) alega que tanto os escravos quanto o navio são seus e devem ser devolvidos. Mas os abolicionistas vencem, e no entanto o governo apela e a causa chega a Suprema Corte Americana. Este quadro faz o ex-presidente John Quincy Adams ( Anthony Hopkins), um abolicionista não-assumido, sair da sua aposentadoria voluntária, para defender os africanos.

3º momento:

Discussão sobre as formas de preconceito;

4º momento

Pesquisa na internet sobre tipos de preconceito

5º momento

Produzir um texto digitado destacando as cenas que mais chamou a atenção e o porquê.

6º momento

Produzir um texto relacionando os tipos de preconceito.

7º momento

Discutir a origem dos africanos e estudar a geografia da África

10. Resultados parciais e esperados:

10.1. Escola Municipal Manoel Pereira Vargas

10.1.1. Escola Municipal Manoel Pereira Vargas- 6° Ano- Profs. Begssie Victória Vieira López e Janice Ávila Ricardo

Tendo em vista as fortes representações sociais que as mídias nos oferecem o que acabam por formar opiniões e hábitos de consumo exagerado, constatamos que a maioria dos alunos ao participarem ativamente das atividades respondem de acordo com o que a mídia nos impõem

Na etapa posterior tivemos o objetivo de fazer com que os alunos refletissem sobre o consumismo, bem como as “verdades” impostas.

Constatou-se que após a primeira sessão do documentário “Ilha das Flores” e do poema “O Bicho”, os alunos demonstraram uma maior sensibilidade as questões referentes à miséria.

10.1.2. Escola Manoel Pereira Vargas- 8° Ano- Prof. Vitor Hugo de Souza Almeida

Que o aluno assista ao filme e destaque as cenas que lhe atingiram mais.

Produza textos com clareza e digitalizados no laboratório de informática, identificando as diversas formas de preconceito e as cenas que destacaram do filme. Relacionando o conteúdo com a realidade.

Que aluno encaminhe por email os trabalhos relacionados.

11. Critérios de avaliação:

A avaliação das turmas envolvidas se dará de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e individualmente por meio da produção das atividades escritas ou quando solicitada a exposição individual de posicionamento.

12. Forma de socialização das produções:

Na turma do 6º ano, após as produções dos textos, análises e debates os alunos apresentarão os trabalhos desenvolvidos na atividade cinco, onde posteriormente serão disponibilizados no blog para serem acessados por toda comunidade escolar.

Na turma da 8ª série, após a correção dos textos os trabalhos serão encaminhados por email para os colegas comentarem.

13. Cronograma:

13.1. sexto ano: 4 períodos com 45 minutos na primeira semana e 3 períodos de 45 minutos na segunda semana.

Atividade

1ª semana

2º semana

Levantamento de Consumo desejável

X

Poema O Bicho

X

1°. Exibição do filme Ilha das Flores

X

Análise e discussão

X

2º. Exibição do filme Ilha das Flores

X

Produções de Trabalhos

X

Apresentação

X

13.2. Oitava série

Atividade

1ª semana

2º semana

3ª semana

Criação de emails pelos alunos

x

Filme “Amistad”

x

Discussão sobre preconceito

x

Pesquisa sobre tipos de preconceito

x

Texto sobre preconceito

x

Texto sobre as cenas do filme

x

Apresentação dos textos pelos alunos

x

14. Referências

Os diversos tipos de preconceito. Disponível em <http://zoojapan.forumeiros.com/t67-os-diversos-tipos-de-preconceito-e-discriminacao-escala-de-allport > Acesso em 17/08/2011.

GUIMARÃES, Luciana Ribeiro. Série professor em Ação: Atividades para aulas de Ciências: Ensino Fundamental, 6º. Ao 9º. Ano. São Paulo: Nova Espiral, 2009.

MORAN, J. M. O Vídeo na Sala de Aula. Artigo publicado na revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995 (com bibliografia atualizada). Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm> Acesso no dia: 18.08.2011.

MORAN, J. M. Educação e Tecnologias: Mudar para Valer! Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/educatec.htm> Acesso em: 13 mar. 2011.

OLIVEIRA, C. C. Ambientes informatizados de aprendizagem: Produção e Avaliação de software educativo. 1ªed. Campinas: Papirus, 2001. 144p.




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