quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Módulo Gestão - Etapa 3 - Mais um trabalho!!!!!

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

POLO HERVAL

Web-rádio/rádio-escola:

integrando, informando e diminuindo distâncias através da comunicação

Cybele Leon Leivas

Jésica Hencke

Rosemari Souza Rosa

Vanessa Dummer Athayde

Herval

Julho de 2011.

1. Nome da proposta:

Web-rádio/rádio-escola: integrando, informando e diminuindo distâncias através da comunicação

2. Autoria:

Cybele Leon Leivas

Jésica Hencke

Rosemari Souza Rosa

Vanessa Dummer Athayde.

3. Público a ser envolvido:

Educadores, educandos, comunidade escolar e equipe diretiva/administrativa da instituição educacional. Dando enfoque inicial prioritariamente para os alunos da sétima e oitava séries que demonstram maior clareza e autonomia no desenvolvimento de ações relacionadas às novas mídias e tecnologias. O que se pretende é retirar a escola do isolamento e torná-la social através da criação de uma rádio-escola com a participação comunitária e, o lançamento desta rádio virtualmente, através da rede de informação e comunicação www (internet).

4. Mídias a serem utilizadas:

  • Rádio;
  • Computadores: hardware e software;
  • Software educativo: “Audacity”;
  • Rede internacional de conexão entre computadores: internet;
  • Material impresso para pesquisa, leituras, registros e debates;
  • Caixa acústica e/ou amplificador;
  • Microfones;
  • Gravadores portáteis ou aparelho celular que possui o comando de gravar;
  • Comunicação escrita e radiofônica;
  • Pen drive;
  • Máquina fotográfica digital;
  • Impressora;
  • Mesa de som, na impossibilidade da aquisição desta será utilizado o computador com a caixa amplificadora.

5. Apresentação:

A Escola, considerando o espaço físico e a comunidade escolar composta por professores, funcionários, alunos, pais de alunos e equipe diretiva, tem valor fundamental na formação do cidadão, influenciando os participantes e o entorno dela para o exercício da cidadania de forma positiva, coerente com o que a sociedade espera em termos de atitudes frente aos mais variados aspectos exigidos para a construção de um mundo melhor.

Deve estar em constante mudança, a principal delas se dá por estarmos inseridos na sociedade do conhecimento e da tecnologia, onde torna-se necessário repensar o papel da escola nas questões relacionadas ao ensino e a aprendizagem, pois o momento requer uma nova forma de pensar e agir para lidar com a rapidez, abrangência de informações e com o dinamismo do conhecimento.

A utilização de mídias em sala de aula favorece a efetivação do aprendizado de forma atrativa e diversificada. O rádio, por ser uma mídia popularizada e de fácil acesso é mais um dos recursos que podem ser utilizados no processo ensino aprendizagem em diversas áreas do conhecimento, pois em sua programação contempla assuntos variados e de fácil entendimento.

Tomando por base a facilidade de aceitação dessa mídia é que o presente projeto visa introduzir na escola o universo radiofônico propiciando aos segmentos envolvidos um conhecimento específico sobre esse meio de comunicação, ou seja, fazendo com que a comunidade escolar participe ativamente do processo que se dá no interior da rádio e passe a participar de todo o desenvolvimento desta mídia, não apenas ligar o botão e esperar a voz irradiar, saber de onde veio a voz, qual a programação, como se produziu determinado programa, etc.

Em outros termos, auxiliar e esquematizar para que os envolvidos no projeto passem a realmente fazer parte do universo da rádio deixando de ser ouvinte passivo e passando a ser colaborador ativo e parte da engrenagem que movimenta essa mídia, através da criação de uma rádio-escola e posterior web-rádio.

6. Objetivos:

· Promover o protagonismo infanto/juvenil por meio das tecnologias da informação e da comunicação contribuindo para o desenvolvimento de competências no uso destas tecnologias;

· Potencializar o desenvolvimento da competência leitora e escritora e das expressões comunicativas dos alunos;

· Contribuir para a integração entre professores, alunos e comunidade;

· Capacitar os alunos para o uso da linguagem radiofônica e dos demais recursos da comunicação;

· Estimular a criação, imaginação, capacidade de organizar eventos, pesquisas, documentários, entrevistas e trabalho comunitário;

· Utilizar o sistema de rádio como um instrumento tecnológico e inovador para dirigir a socialização em grupo de jovens e crianças.

· Promover a comunicação no âmbito escolar de forma aberta e transparente;

· Constituir educacionalmente sujeitos conscientes do papel da comunicação e da liberdade de expressão;

· Implementar uma Rádio Escola para divulgar os propósitos pedagógicos da instituição, divertir, informar, conhecer a história local e regional, qualificar o nível de ensino-aprendizagem, autorizando os sujeitos a fala;

· Fazer do rádio um instrumento para a consolidação de escolas cidadãs, potencializando a criação de uma web-rádio;

· Contribuir para a compreensão de que o rádio é um veículo de comunicação eficiente para tornar público o trabalho educacional efetivamente realizado em cada unidade escolar;

· Desenvolver habilidades e tendências comunicacionais dos participantes;

· Assessorar os profissionais envolvidos no projeto para que se utilizem do rádio como um instrumento eficaz de ensino;

· Reconhecer crianças e adolescentes como produtores de cultura, integrando-os aos meios de comunicação, em geral ocupados por adultos;

· Exercitar a comunicação oral, aperfeiçoando a objetividade e clareza de exposição do pensamento;

· Discutir o uso da rádio como um canal para construção do conhecimento, ressignificando o processo de ensinar-aprender;

· Favorecer a convivência e trabalho em grupo, respeitando diferenças, níveis de conhecimento e ritmos de aprendizagem de cada integrante da equipe.

7. Justificativa:

Falar em educação é comprometer-se, é estar inserido num contexto social permeado pelas diferenças, sejam elas ideológicas, culturais, étnicas e morais. Na qual cada sujeito constitui-se por um metabolismo orgânico em constate processo e mutação, nada é estático, sólido e imutável. Desta forma, propor um projeto que respeite as diferenças e não somente as tolere, incluindo-as dentro dos afazeres educativos é ousar no pensamento, na ação e no currículo permeado pelos temas transversais. Tornar este uma prática cotidiana é mais complexo do que teoricamente parece, por isto lançamos mão das mídias e novas tecnologias, questionando seu processo massificador e envolvendo a produção midiática realizada pelos educandos como uma forma de tomada de consciência.

Aqui nos deparamos com a história do surgimento da comunicação de massa ocorrida no Brasil no ano de 1922 com a implementação da rádio. Sendo este considerado um meio de comunicação de massa por ter um código de fácil acesso para a população: a fala. O intento deste projeto é unir o primeiro meio de comunicação de massa presente no Brasil, há indícios de que o jornal teve sua origem anos antes, mas com poucos adeptos em virtude o alto nível de analfabetismo, com as novas tecnologias da comunicação e informação através da criação de um blog, valorizando a cultura da imagem tão presente em nossa sociedade pós-estruturalista.

A rádio-escola procura trazer ao dia-a-dia dos alunos temas antes só abordados em reuniões pedagógicas ou por alguns professores em suas aulas mantendo-os, assim, informados de todos os acontecimentos pertinentes ao âmbito escolar, trazendo a este espaço seus questionamentos, dúvidas e curiosidades cotidianas.

É necessário destacar que a rádio é um dos meios de comunicação mais importantes e valorizados ainda na atualidade, apesar de existir inúmeros meandros comunicacionais a rádio mantém seu valor, principalmente por ser um meio acessível financeiramente, com a abrangência tecnológica pode ser transmitida via computacional.

Vale lembrar que a aquisição da leitura e escrita de forma diversificada colabora para que o educando seja questionador, participante, apto a emitir opiniões e produzir reflexões sobre diversos assuntos.

Bakhtin, destaca com propriedade a importância das palavras na formação da comunicação, sendo este um meio efetivo de nos relacionarmos socialmente, além de atentar que as imagens também encontram-se repleta de signos e ideologias. Segundo ele:

As palavras são tecidas a partir de uma multidão de fios ideológicos e servem de trama a todas as relações sociais em todos os domínios. [...] A palavra constitui o meio no qual se produzem lentas acumulações quantitativas de mudanças que ainda não tiveram tempo de adquirir uma nova qualidade ideológica, que ainda não tiveram tempo de engendrar uma forma ideológica nova e acabada. A palavra é capaz de registrar as fases transitórias mais íntimas, mais efêmeras das mudanças sociais. [...] Cada época e cada grupo social têm seu repertório de formas de discurso na comunicação sócio-ideológica. [...] A língua vive e evolui historicamente na comunicação verbal concreta, não no sistema linguístico abstrato das formas da língua nem no psiquismo individual dos falantes (BAKHTIN, pp. 41, 43, 44 e 124, 1981).

A partir das idéias de Bakhtin que destaca que a língua vive, modifica-se, transforma, articula o contexto, ressignificando-o, justifica-se a intenção de criar uma rádio-escola em três momentos distintos que se complementam: estudo teórico e bibliográfico que respaldam significativamente a inserção de uma rádio-escola junto à equipe pedagógica, administrativa, discente, docentes e comunidade educacional, registrando apontamentos, sugestões, interesses e possibilidades de angariar verbas para melhorar a estruturação do projeto; elaboração, pesquisa, edição impressa e gravação auditiva de alguns programas que deverão ir ao ar num período de seis meses, com duração de quinze minutos no intervalo entre as aulas, sendo editados semanalmente (haverá apenas um programa por semana); avaliação dos benefícios ou não apresentados pela implementação da rádio-escola, ampliação da proposta e elaboração do blog com um ícone específico para a www.rádio-escola/educomunicação, e se possível, buscar patrocínios junto à iniciativa privada para ampliar as bases da rádio tornando-a comunitária (isto, num momento posterior, se houver uma avaliação positiva dos três momentos previstos para o projeto).

Vale lembrar que trabalhar apenas com o som acarreta desvantagens que requerem maior envolvimento, os sujeitos que se propõem a participar necessitam aprimorar sua oralidade e desenvolver clareza em sua fala, sendo esta simples e direta.

Para o desenvolvimento do projeto, serão esclarecidos alguns pontos estruturantes de uma rádio, trabalhar-se-á com a elaboração de roteiro e a importância deste, os gêneros de transmissão radiofônicos, destacando o estilo que é enfatizado em uma rádio-escola.

É importante lembrar que na produção de uma rádio-escola modifica-se o perfil de consumidor para produtor de mídia, trata-se da possibilidade de desenvolver projetos educacionais onde estudantes e professores aperfeiçoam o senso crítico em relação aos conteúdos veiculados pelos meios de comunicação e informação, através deste espaço tais estudantes tornam-se co-autores de sua aprendizagem sendo autônomos e protagonistas em seu fazer educativo. Podemos recorrer ao que diz FREIRE:

A comunicação, compreendida como troca de conhecimentos, possui uma dimensão educativa que deve ser levada em conta já que educação é comunicação, é diálogo, na medida em que não é transferência de saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significação dos significados (FREIRE; 1992, p. 69).

Não se almeja criar radialistas e sim, potencializar aos estudantes momentos de aprendizagem e entretenimento, bem como lazer e ações recreativas, tocando músicas, dando recados, contando piadas, divertindo e informando. Além deste ponto, tem o intuito de ampliar o conceito de cidadania na prática, construindo projetos de colaboração social e relacionamento intra-pessoal, debater sobre assuntos ligados à sexualidade, saúde, meio ambiente, ao combate à todas as formas de discriminação e preconceito, entre outras.

8. Metodologia:

Nesta ação vislumbra-se um trabalho voltado para a Educomunicação, ou seja, a união da educação com o ato comunicativo, sendo este visto de forma a dar o direito à fala de todos os sujeitos, pode ser entendida como toda a ação comunicativa no espaço educativo, realizada com o objetivo de produzir e desenvolver ecossistemas comunicacionais em espaços educativos presenciais ou virtuais, com o objetivo de melhorar as ações educativas, incluindo as relacionadas com o uso dos recursos da informação no processo de aprendizagem (SOARES, 2002).

Vivemos a geração da web 2.0 nossos alunos estão conectados com tudo que há ao seu redor, se não possuem computadores, estão a zapear na televisão, trocar de estações de rádio em segundos, enviar SMS, filmar com seu celular, tirar fotografias, até montar pequenos filmes, por outro lado, os menos abastados financeiramente estão cortando madeiras, construindo carrinhos de lomba, casas nas árvores, elaborando mirabolantes pratos culinários, enfim sempre conectados em uma frequência não prevista pela escola.

Apesar das defasagens que a escola apresenta, a prática educativa visa levar em consideração o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem, consolidando um ato educativo que respeite o ritmo de cada um, levando-o a questionar, propor situações de trocas e experiências a partir da narração de sua própria vida, este é um projeto piloto como uma tentativa de inserção das novas tecnologias na sala de aula e respeitando a diversidade.

A abordagem metodológica do processo de ensino-aprendizagem será a sócio-interacionista que prevê cooperação, convivência e inclusão. Compreendendo que a aprendizagem é um processo ativo e construtivo efetivado pela relação estabelecida entre todos os sujeitos participantes deste processo. De Corte (1992, p. 95,96) citado por Santarosa (org. 2010, p. 33), fala com propriedade sobre esta abordagem:

Os alunos constroem seu conhecimento e competência através da interação com o ambiente e através da reorganização das suas próprias estruturas mentais. A concepção de aprendizagem como processo ativo não exclui, contudo, que a construção pelas crianças do seu próprio conhecimento e capacidades possa ser medida, não apenas por intervenção e apoio adequado dos professores e colegas, mas também de software educativo. Por outras palavras, um poderoso ambiente de aprendizagem por computador caracteriza-se por um lado, por um correto equilíbrio entre a aprendizagem pela descoberta e exploração pessoal e, por outro lado, pelo apoio sistemático tendo sempre presente as diferenças individuais, necessidades e motivações dos alunos.

Educação e comunicação devem estar caminhando lado a lado, potencializando a inserção social e a fala de todos os sujeitos, o trabalho que se pretende desenvolver, de maneira sintética e objetiva, nas três etapas previstas, depreende-se da seguinte forma:

à Primeira etapa:

* Elaboração do projeto da rádio-escola;

* Apresentação da proposta da criação de uma rádio-escola e constituição subsequente desta no formato da web-rádio, em sessões que reúnem de forma organizada corpo docente, discentes, comunidade escolar e secretaria municipal de educação;

* Diagnosticar a necessidade de equipamentos básicos e levantar o orçamento, levando em consideração os já disponíveis na escola;

* Efetuar promoções para angariar fundos que visem à aquisição dos materiais previstos no diagnóstico das necessidades, realizado coletivamente;

* Promover aulas expositivas e demonstrativas sobre a importância da rádio como veículo de comunicação de massa, sua história (surgimento no Brasil), presença na vida cotidiana da comunidade. Este movimento será realizado juntamente ao corpo docente e discente, com a ação e participação interativa de todos;

* Visita a rádio AM e FM do município com o intuito de conhecer o funcionamento de uma rádio, visualizando os principais instrumentos que são utilizados para noticiar os eventos ocorridos no município;

* Promover encontros mensais para discussão, avaliação e planejamento junto à comunidade escolar em sua íntegra, com a intenção de averiguar os valores necessários para equipar a escola, debatendo sobre a importância de valorizar a cultura local através do uso da rádio;

* Definir os grupos envolvidos no projeto (professores, alunos e coordenação pedagógica), que serão responsáveis pela organização do espaço, cuidado, manutenção dos recursos, definição dos programas, pesquisas e delegação de funções;

* Organizar cronograma de funcionamento da rádio que será implementada no horário do intervalo e coordenada pelos alunos, com a supervisão de professores.

* Definir local para a instalação da rádio;

* Promover momentos de orientação e estudo sobre como manejar os equipamentos, como gravar os programas, etc;

* Montar vinhetas com fundo musical e gravar.

* Selecionar músicas com musicalidade e letra condizentes ao ambiente educacional.

* Recolher informações, pedidos musicais, fazer entrevistas, enquetes, pesquisa de opinião, entre outras ações, com todos os setores da escola para divulgar em dias e horários programados;

* Elaborar uma programação que atenda os desejos da clientela e alcance os objetivos previstos.

à Segunda etapa:

Para dar continuidade ao projeto num viés prático, onde haverá a ação dos alunos protagonistas, a segunda etapa constitui os seis meses das transmissões radiofônicas internas ao ambiente escolar, na qual todos os agentes constituintes da escola farão uso da palavra. Ter-se-á clareza do que significa gestão democrática, para que a ação interativa seja efetivamente um ato de educomunicação:

[...] todo processo articulado e orgânico voltado, a partir de dada intencionalidade educativa, para planejamento, execução e avaliação de atividades destinadas a criar e manter ecossistemas comunicacionais, entendidos como ambientes regidos pelo princípio da ação e do diálogo comunicativos. (SOARES, 1999).

Assim, na formulação e efetivação destes ecossistemas comunicacionais, a instituição educacional através de seu corpo vivo, irá delegar funções, definir temáticas e organizar um cronograma das edições radiofônicas. O período de seis meses compreende cerca de vinte semanas, desta forma, serão veiculados vinte programas com duração de quinze minutos no horário do intervalo entre as aulas.

A elaboração de cada programa será delegada para equipes, separadas por turmas, tendo um professor responsável para cada emissão, como previsto na etapa anterior serão “formados” alguns alunos das séries finais do ensino fundamental que auxiliarão na elaboração destes roteiros juntamente ao professor e a turma de cada semana.

Procedimentos a serem adotados, para a execução coerente desta proposta:

* Reunião geral com toda a esfera educacional, para combinar sobre o padrão adotado em cada transmissão radiofônica, sendo que nesta etapa, as transmissões serão gravadas, editadas e levadas ao ar semanalmente.

* Elaboração do cronograma e calendário prévio das vinte edições da rádio, selecionando temáticas a serem abordadas, equipe/turma responsável para cada semana;

* Definição de uma equipe técnica que estará à disposição das demais equipes para auxiliar na edição, além de serem os responsáveis para “rodar” as gravações nos dias e horário determinado previamente;

* A equipe técnica irá rever junto a cada grupo como se dá a elaboração de um roteiro, os princípios que devem ser atendidos em uma transmissão radiofônica, destacando a forma da linguagem:

  • dizer de modo direto (objetividade)
  • com a maior nitidez possível (clareza)
  • curto espaço de tempo (brevidade)

* Mãos a obra, com posse do cronograma, dos princípios radiofônicos, da estrutura de um roteiro, cada equipe editará sua transmissão radiofônica. Em virtude das limitações materiais da escola, os participantes do projeto farão as gravações com o uso de um computador, o editor de áudio Audacity e um microfone, caso queiram realizar entrevistas externas valer-se-ão de um telefone celular que realiza gravações. Após coletar os dados, editar o áudio, ouvir e formatar, será disponibilizado para os demais estudantes no pátio escolar através da conexão de um pen drive (com a edição da rádio), um rádio gravador e uma caixa amplificadora no pátio externo;

* Avaliação coletiva realizada ao final de cada mês, através de seminários internos, reunindo a equipe técnica com cada grupo responsável, averiguando os benefícios ou não, obtidos a partir deste trabalho.

Sugestão de programação:

Programa: “Informativo musical” Tempo: 15’

Chamada inicial: Bom dia...boa tarde... Vinheta Comercial: ... notícia...

Música 1:... Informação 1: ...

Música 2: ...Informação 2: ...

Programa: “Música da hora” Tempo: 15’

Chamada inicial: Bom dia...boa tarde... Vinheta Comercial: ...

Música 1:... Informação 1: ...avisos, comunicados...

Música 2: ... Informação 2: ...divulgação de atividades da escola...

Programa: “Fique ligado” Tempo: 15’

Chamada inicial: Bom dia...boa tarde... Vinheta Comercial: ...

Música 1:... Informação 1: ...Dicas de utilidade (ex: saúde, organização de horários de estudo, etc...)

Música 2: ... Informação 2: ... notícias (podendo usar o espaço também para entrevistas periódicas com pessoas da comunidade, como médicos, dentistas, professores, etc).

Programa: “Recado Musical” Tempo: 15’

Chamada inicial: Bom dia...boa tarde... Vinheta Comercial: ... Pedidos musicais e oferecimento destes.

Poema: romântico com fundo musical... Leitura de recadinhos...

Programa: “Esporte é saúde” Tempo: 15’

Chamada inicial: Bom dia...boa tarde... Vinheta Comercial: ... notícias dos times e jogos da escola...

Música 1:... Informação 1: ... horário dos próximos jogos...

Anedota: ... Piada de Língua Portuguesa... Informação sobre resultados de jogos e competições...

Todos os programas serão estruturados a partir do modelo sugerido acima, para tornar-se habitual, compreendendo que a aquisição de informações e divertimento ocorre de maneira interativa e dinâmica.

à Terceira etapa

* Averiguação dos efeitos positivos da rádio-escola, através de enquetes e pesquisa de opinião junto aos sujeitos envolvidos. Ação coordenada por um professor juntamente com a equipe técnica;

* Levantamento dos dados obtidos e socialização junto à comunicada educacional;

* Reunião coletiva esclarecendo o que é uma web-rádio e a importância desta para a divulgação do trabalho educacional;

* Reunião registrada em ata, onde irá constar a autorização dos pais para a publicação do trabalho realizado por seu filho na rádio-escola, permitindo a veiculação via web. Vale reiterar que todas as reuniões serão registradas em ata (específica para o projeto), para ter um acompanhamento contínuo das mudanças, opiniões e críticas ao projeto proposto;

* Reedição de cada transmissão radiofônica. Cada equipe será responsável pela reedição de seu trabalho, através da transcrição da apresentação para ser postada no blog da escola, o mesmo servirá para mostrar ao mundo o que a escola realiza, incluindo fotos, vídeos, pesquisa de opinião, entrevista com a comunidade e um link específico para as vinte transmissões da rádio-escola realizadas no primeiro semestre do ano, cada transmissão estará disponibilizada em áudio e texto;

* Elaboração coletiva de um portfólio, registrando todos os passos percorridos até a consumação do projeto através da criação de uma web-rádio e um blog escolar, publicação online deste material;

* Reunião final, fechamento desta etapa do projeto, avaliação e previsão futura para a continuidade ou não do trabalho;

* No segundo semestre, onde será dedicado maior tempo a criação do blog e da web-rádio, os alunos poderão reeditar suas transmissões, complementando, substituindo músicas, ou seja, alterando o que for necessário (se assim acharem) e transmitindo novamente no horário dos intervalos, porém em espaços mais longos, ao invés de semanalmente (quinzenalmente ou mensalmente), tal ação será proposta e debatida coletivamente.

9. Período de realização:

Sendo um projeto piloto, que irá iniciar com recursos ínfimos, a rádio-escola terá a duração de três semestres, sendo seis meses em canal aberto, ou seja, com uma caixa de som e um computador como “mesa” de transmissão no pátio escolar. No âmbito virtual, pretende-se a partir da criação de um blog da escola, postar edições de gravações radiofônicas mensalmente, sendo aberto espaço para a participação coletiva e colaborativa de todos os sujeitos ativos da escola, neste ínterim incluem-se pais, alunos, professores, setor administrativo e pedagógico. Caso o projeto obtenha uma aceitação positiva, tornar-se-á parte integrante do Projeto Político Pedagógico como projeto permanente da instituição educacional.

A proposta apresentada será articulada em três etapas:

à Primeira etapa: debate do projeto com o corpo administrativo, pedagógico, discentes, docentes, funcionários escolares, comunidade e Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Levantamento das possibilidades de inserção do projeto, das necessidades materiais e humanas, disponibilidade de espaço físico (diagnóstico coletivo), aquisição dos equipamentos através de eventos e promoções escolares. Neste movimento será elaborado um cronograma dos assuntos que serão tratados na escola e se tal modalidade de trabalho disponibiliza uma ampliação qualitativa da aprendizagem. Este movimento de sondagem, aquisição de materiais e envolvimento da comunidade terá a duração de um semestre compreendido entre os meses de agosto a dezembro de dois mil e onze, neste período serão realizadas as primeiras entrevistas, gravações e edições de áudio com algumas amostragens em reunião com os pais ou intervalo das aulas para os alunos, para se ter uma noção de como estrutura-se uma rádio. Neste período será constituída uma equipe radiofônica (preferencialmente alunos de sétima e oitava séries), que vai estudar sobre a elaboração do roteiro, exercitando esta aprendizagem, formarão equipes para elaborar roteiros sobre temas diversos escolhidos através das reuniões que envolvem toda a comunidade educacional.

à Segunda etapa: compreende o primeiro semestre do ano de dois mil e doze, entre os meses de fevereiro a julho, neste período funcionará a rádio-escolar com uma edição semanal, tendo a duração de quinze minutos apresentada no intervalo entre as aulas; este material será editado e posteriormente, disponibilizado via web no blog da escola, que constitui a próxima etapa. Aqui haverá uma equipe semanal para a elaboração do roteiro, gravação, edição de áudio e musicalidade, sendo auxiliados por um profissional da educação e ampliando o convite a uma pessoa da comunidade local.

à Terceira etapa: avaliação coletiva do processo percorrido até o presente momento, averiguação da possibilidade de manter ou não o funcionamento da rádio-escola e elaboração do blog/rádio onde será disponibilizada a todas as pessoas que possuem acesso a internet o conhecimento do trabalho realizado na instituição escolar e a possibilidade de ouvirem as edições veiculadas internamente na rádio-escola, tendo a duração de um semestre, compreendido entre os meses de agosto a dezembro de dois mil e doze.

O projeto encontra-se estruturado com a duração de três semestres, divididos em etapas isoladas que se complementam, dispondo desta maneira a existência de uma gestão democrática e participativa, estando aberta a mudança, reformulação e crítica na busca de qualificar o processo de ensino-aprendizagem, valorizando a escola como o lugar a experimentação de novos saberes e descobertas.

10. Cronograma:

Primeira etapa – meses de agosto a dezembro de dois mil e onze:

Proposta de ação:

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Elaboração do projeto da rádio-escola

X

Apresentação da proposta a comunidade escolar

X

Diagnosticar as necessidades humanas e materiais

X

Efetuar promoções para angariar fundos

X

Aulas expositivas e demonstrativas sobre a importância da rádio como veículo de comunicação de massa, sua história (surgimento no Brasil), presença na vida cotidiana da comunidade

X

Visita a rádio AM e FM do município

X

Encontros para discussão, avaliação e planejamento junto à comunidade escolar

X

X

X

X

X

Definir os grupos envolvidos no projeto (professores, alunos e coordenação pedagógica), que serão responsáveis pela organização do espaço, cuidado, manutenção dos recursos, definição dos programas, pesquisas e delegação de funções

X

Organizar cronograma de funcionamento da rádio que será implementada no horário do intervalo e coordenada pelos alunos, com a supervisão de professores

X

Definir local para a instalação da rádio

X

Promover momentos de orientação e estudo sobre como manejar os equipamentos, como gravar os programas, etc. Montar vinhetas com fundo musical e gravar. Selecionar músicas com musicalidade e letra condizentes ao ambiente educacional

X

Recolher informações, pedidos musicais, fazer entrevistas, enquetes, pesquisa de opinião, entre outras ações, com todos os setores da escola para divulgar em dias e horários programados

X

Elaborar uma programação padrão que atenda os desejos da clientela e alcance os objetivos previstos

X

Segunda e terceira etapas: meses de fevereiro a dezembro de dois mil e doze:

Proposta de ação:

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Reunião geral

X

Elaboração do cronograma e calendário prévio das vinte edições da rádio

X

Definição de uma equipe técnica que estará (lembrar somente dos nomes já elencados na etapa anterior)

X

Estudo teórico sobre a elaboração de um roteiro e os princípios que devem ser atendidos em uma transmissão radiofônica

X

X

Edição e transmissão radiofônica (semanal)

X

X

X

X

X

X

Avaliação coletiva

X

X

X

X

X

Averiguação dos efeitos positivos da rádio-escola, através de enquetes e pesquisa de opinião junto aos sujeitos envolvidos. Levantamento dos dados obtidos e socialização junto à comunicada educacional

X

Reunião coletiva esclarecendo o que é uma web-rádio e a importância desta para a divulgação do trabalho educacional, registrada em ata, onde irá constar a autorização dos pais para a publicação do trabalho realizado por seu filho na rádio-escola, permitindo a veiculação via web.

X

Reedição de cada transmissão radiofônica

X

X

Elaboração do portfólio e criação do blog e web-rádio

X

X

Reunião final, fechamento desta etapa do projeto, avaliação e previsão futura para a continuidade ou não do trabalho

X

11. Resultados esperados:

Entre o formar cidadãos e o transmitir informações que podem ou não constituir-se em conhecimentos, encontra-se o dilema primordial da escola, engessada por uma ótica unilateral na qual o saber era hegemônico e a educação significava ensinar conteúdos a serem compreendidos momentaneamente para a aprovação no final do ano letivo. Com as mudanças contemporâneas e o hibridismo cultural presente em nossas relações sociais, a escola, antes detentora do saber universal, perde suas bases, e o vendaval dos meios de comunicação de massa fazem tremer sua estrutura gerando rachaduras em sua “intransponível” barreira do saber. Através destas fissuras o externo torna-se interno e o interno constitui-se pelo emaranhado de relações exteriores.

Assim o mais coerente é tratar a escola como organismo vivo, social e influenciado pelas novas mídias, a partir deste projeto intenciona-se valer-se destas rachaduras metafóricas para tornar os conceitos curriculares vivências significativas, na qual os educadores possam utilizar estes recursos como ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a ação reflexiva e dialógica sobre a importância da leitura e da escrita no cotidiano, despertando para o prazer de ler, escrever, ouvir e interagir, num mundo pautado pela individualidade e o egoísmo configurando um novo olhar sobre a diversidade humana.

Almeja-se aproximar a escola da comunidade, através da valorização da cultura local e regional, trabalhando com um instrumento de grande valor social: a fala. Além de aprimorar a capacidade de pesquisa, síntese e interlocução de todos os sujeitos escolares, valorizando a ação interdisciplinar e promovendo o trabalho em equipe, ultrapassando a ótica de consumidores da informação para produtores, assegurando que esta é uma responsabilidade grande que assumimos aos criar uma rádio-escola e transformando-a, posteriormente, em uma web-rádio.

De maneira objetiva, espera-se potencializar:

* interação entre a escola e seu entorno;

* tornar a educação um ato de comunicação reflexiva;

* desfragmentar o processo de ensino, tornando-o contextual e vivencial;

* envolver todos os sujeitos escolares, responsabilizando-os pela ação verídica e compromissada com a educação;

* aproximar escola, família e aprendizagem numa ação síncrona;

* valer-se significativamente dos recursos mediáticos e tecnológicos em prol da educação.

12. Avaliação:

O projeto será avaliado constantemente pelos responsáveis, através da observação da participação e interesse dos alunos, bem como da repercussão dos programas veiculados e seus efeitos sobre o comportamento dos ouvintes, sendo estas impressões registradas em planilhas ou atas específicas periodicamente, possivelmente através da elaboração de um portfólio/diário de bordo, com registros das reuniões, fotografias, sons e entrevistas antes da edição, sugestões e ideias.

A avaliação tem a intenção de rever as ações realizadas e garantir o pleno desenvolvimento do projeto. A comunidade escolar também fará uma avaliação através de enquete. Constitui-se, por análise sistemática com registros das impressões e compreensões por parte dos alunos e professores envolvidos, momentos de avaliação coletiva, onde serão trabalhados em mesa redonda, o valor que a rádio está proporcionando ao ato educativo e de que forma os docentes e discentes estão percebendo este trabalho. Pesquisa de opinião e levantamento qualitativo e quantificativo dos dados referentes ao trabalho radiofônico. Com base nestes dados, serão propostas alterações ou continuidade das atividades.

Atendendo à natureza interdisciplinar do projeto contamos com a participação das várias disciplinas que compõem a estrutura curricular, assim algumas exibições irão abordar conteúdos explorados no contexto de sala de aula.

No final de cada emissão radiofônica será realizada uma reflexão coletiva em que a equipe produtora avaliará o trabalho realizado, auscultará o feedback obtido junto da comunidade educativa e, a partir daí, inicia-se um novo ciclo de ação – nova emissão – que se pretendia melhor do que a anterior. Ação realizada durante a reedição prevista para a terceira etapa.

Análise dos comentários postados no blog da escola e, em especial, da web-rádio.

13. Socialização do projeto:

Falar em educomunicação e propor a instalação efetiva de uma rádio-escola e torná-la posteriormente web-escola é potencializar a ação educativa de forma a propiciar a todos os educandos serem co-autores de sua aprendizagem, tendo a expectativa de fomentar a curiosidade e interação entre os sujeitos, retornando a eles a humanidade perdida em nossas relações individualistas e egoístas perpetuadas pela sociedade contemporânea.

A web-rádio e a rádio-escola, inserida no processo educativo pode tornar-se um excelente recurso para abordar conteúdos e conceitos que devem ser estudados curricularmente, assim como um veículo que fomente a aprendizagem contínua e processual, desde que seus intervenientes (professores, alunos, comunidade escolar) saibam como utilizá-la e façam o uso adequado desta ferramenta. Neste ínterim, torna-se um recurso palpável e viável como o livro didático, porém num formato mais interativo e dinâmico.

A produção de conteúdos de áudio em formato digital permite apoiar as atividades docentes, qualificando a fala, a escrita, a interpretação e o estudo sistemático, este ecossistema encontra-se repleto de ferramentas que possibilitam a aprendizagem dentro e fora da escola, ao lançar na web seus estudos, pesquisas e opiniões, promovendo e divulgando outro espaço de aprendizagem.

Hoje, mais do que nunca, torna-se imprescindível lançar mão destes recursos, promovendo novas experiências e alterando a cara da educação, ultrapassando os muros da escola e construindo um contexto universal, que estimule a opinião crítica, interesse e participação de todos.

14. Referências do material pesquisado:

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia de linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira, 2ª ed. Editora Hucitec: São Paulo, 1981.

FILHO, Carlos Helder da Ponte; PATROCÍNIO, Kátia Regina Azevedo. O rádio na escola como instrumento educativo: estudo de caso do programa “Antenados”. Material de apoio ao módulo Rádio do Curso de Mídias na Educação.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. São Paulo; Paz e Terra, 1992.

GONÇALVES, Elizabeth Moraes; AZEVEDO, Adriana Barroso. A rádio na escola como instrumento de cidadania: análise do discurso da criança envolvida no processo. São Bernardo. Revista acadêmica do Grupo Comunicacional de São Bernardo. Ano 1 – nº 02 (julho/dezembro de 2004).

SANTAROSA, Lucila Maria Costi (org.). Tecnologias digitais acessíveis. Porto Alegre: JSM Comunicação Ltda, 2010.

SAVIANI, Demerval. Brasil: educação para a elite e exclusão para a maioria. São Paulo: CCA-ECA-USP; Moderna, 1997.

SOARES, Ismar de Oliveira. Comunicação/Educação: a emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais. Contato: Revista Brasileira de Comunicação e Arte, Brasília, v. 02, ano 1, 1999.

SOARES, I. Gestão Comunicativa e Educação: Caminhos da Educomunicação, in Comunicação & Educação, n 23, Jan./Abril 2002, pp. 16-125.

Nenhum comentário:

Postar um comentário