quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Projeto Integrador

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

POLO HERVAL

ANA CLEONICE DA SILVA

IÁDIA MARTINS PERES

MOGAR DAMASCENO MIRANDA

PAULA FERNANDA RODRIGUES


JORNAL ESCOLAR

O Recreio


AGRADECIMENTOS

A nossas tutoras e formadora que nos auxiliaram com dedicação e paciência em todas as etapas do trabalho,

Aos professores, direção e comunidade escolar da Escola Astrogildo Pereira da Costa que não mediram esforços para ajudar,

A nossa família pela confiança, apoio e carinho,



“Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, de levantar dúvidas, de pesquisar e de criar relações, que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento”.

(PRADO, 2003, p. 12-17)




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RESUMO

O Jornal Escolar é um projeto integrador que será desenvolvido por professores e alunos da oitava série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Astrogildo Pereira da Costa, situada no interior do município de Herval-RS onde o acesso ao mundo virtual é restrito ao laboratório da mesma. A Escola atende a comunidade em turno integral e carece de uma integração no uso das mídias que possam despertar na comunidade local a motivação e o envolvimento em ações práticas que contextualizem os temas abordados nas disciplinas com as situações reais vivenciadas pelos envolvidos, incentivando a redução da evasão e resgatando princípios que a Escola enfatiza.

Palavras-chave: Integração - ações práticas - contextualização


1. INTRODUÇÃO

Na sociedade contemporânea as informações são veiculadas de forma rápida e instantânea e o novo cenário demanda habilidades que envolvem muita interpretação para transformarmos conhecimentos em aprendizados. Como educadores devemos buscar estratégias eficazes para estabelecermos a mediação entre os diferentes saberes, diversificando a forma de ensino e aprendizagem. Pensando nisso vemos no Jornal Recreio uma excelente oportunidade de integrar e mediar essa relação, buscando satisfazer os anseios da comunidade local e tornar os alunos mais participativos e responsáveis na caminhada pela busca do seu próprio saber.


1.1 Escola

Escola Municipal de Ensino Fundamental Astrogildo Pereira da Costa

1.2 Série de aplicação

8ª série

1.3 Disciplinas envolvidas

Língua Portuguesa

Ciências

Educação Artística

1.4Temas abordados

Produção Textual

Saúde

Trabalho Artesanal da Comunidade

1.5 Mídias Integradas

Jornais

Internet


2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

Estimular a criatividade do educando através das leituras e montagens de um jornal, oportunizando momentos para que este venha a realizar suas próprias produções textuais, valorizando a cultura local.

2.2 Objetivos específicos

-Elaborar um saber interdisciplinar com a criação do Jornal Escolar;

-Desenvolver no educando o hábito da leitura;

-Desenvolver o interesse pela leitura, familiarizando-se com os diferentes tipos de textos;

-Utilizar o jornal como fonte de informação na comunidade escolar;

2.3. Justificativa

Sabemos que o jornal na escola é um instrumento que possibilita a aproximação do aluno com a leitura e com os saberes, permitindo decifrar idéias e opiniões diversas. O Jornal Recreio é uma mídia que além de informar sobre os acontecimentos da região tem o poder de transportar de forma simples o leitor para a realidade do contexto que faz parte, fazendo com que ele se torne sujeito ativo na apropriação do saber e que fique bem informado sobre acontecimentos e eventos que ocorrem ao seu redor, estimulando a postura critica em face dos problemas surgidos. Através dessa proposta o aluno é desafiado a participar e a intervir na elaboração e edição do jornal de forma atuante e comprometida, desenvolvendo habilidades e contribuindo para o sucesso desse meio de comunicação que fará toda a diferença nesse contexto, além de buscar o envolvimento e o comprometimento de toda a comunidade escolar na formação da cidadania


3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O jornal, como fonte primária de informação (FARIA, 2005) pode ser considerado um dos mais importantes instrumentos de comunicação entre alunos e professores, a escola e sociedade. Informar os leitores de assuntos que fazem parte do seu contexto certamente despertará a curiosidade dos leitores envolvidos, principalmente se essa comunicação abordar princípios pedagógicos e de conhecimentos. Um jornal como recurso didático possibilita o trabalho com diversos textos, além de despertar nos alunos habilidades como: pesquisar, produzir, criticar, interpretar, discenir, corrigir, etc. Segundo TAJRA (2001: 137), a produção de textos é um dos componentes mais importantes para a consolidação de nossos conhecimentos. Quem se expressa, expressa-se em função de alguma situação e finalidade; quem conclui desenvolve uma visão critica sobre algo. Qualquer produção exige do produtor uma prévia preparação e pesquisa, essa sistematização desperta as habilidades, resgata a auto - estima e participa à comunidade os fatos e trabalhos desenvolvidos na escola.

4. METODOLOGIA

1.Os alunos serão levados até o jornal local para conhecerem o funcionamento jornal da cidade;

2. Os alunos, juntamente com os professores farão a escolhas da matérias que constarão na edição do jornal.

4.O jornal será distribuído mensalmente a comunidade escolar.

4.1 Período de realização

O Jornal Recreio vai ser editado no último fim de semana de cada mês reunindo e veiculando assim às informações ocorridas neste período, tendo seu início no mês de agosto de 2011 e o seu término no final do ano letivo.


4.2 Recursos

Os recursos materiais e financeiros para a realização e a viabilidade do projeto , têm o apoio da Prefeitura Municipal e do comércio local deste município.

5. CRONOGRAMA

Atividade/tempo
1ª semana
2ª semana
3ª semana
4ª semana
Coleta de noticias e eventos
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Seleção
x
x
Organização
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x
Montagem do layout do jornal
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x
Criação design da capa
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Edição
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Distribuição
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6. RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se que o Jornal Recreio seja capaz de despertar o interesse da comunidade escolar por outras criações e invenções que possam beneficiar de alguma forma a população daquela região e que venha proporcionar a integração de alunos, professores, gestão escolar e pais, promovendo hábitos de pesquisa, motivação e colaboração de todos os envolvidos.

7. AVALIAÇÃO

Será considerado satisfatório à proposta se os envolvidos demonstrarem comprometimento, envolvimento e trabalho em equipe.


8. SOCIALIZAÇÃO DAS PRODUÇÕES

Com o Projeto Escolar a comunidade tem a oportunidade de praticar ações de cidadania, solidariedade e respeito pelas diferenças, repercutindo tais ações nas relações do cotidiano do ambiente escolar.

9. CONCLUSÕES

Esperando os dados


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