quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Módulo Gestão - Etapa 1 - Mais um trabalho!!


UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
POLO HERVAL

Alunas:
Begssie Vieira
Janice Ávila Ricardo


Desenvolvimento de projetos pedagógicos na educação



Introdução

Este trabalho é resultado final das reflexões sobre nossas leituras sobre a temática Pedagogia de Projetos.
É na prática educativa que devemos proporcionar espaços diferenciados para que as crianças possam atuar aumentando, modificando e valorizando seu conhecimento prévio e ao mesmo tempo legitimando tal discurso.

Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis (...), de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis. (BRASIL, 1998, p 23)

É nesse sentido que nós professores conscientes de nossa função pedagógica, devemos estar perceptíveis aos conhecimentos prévios que a criança apresente para que este se torne o ponto de partida para nossas ações diárias proporcionando uma aprendizagem real e significativa o que favorecerá o desenvolvimento pleno da criança no decorrer do seu processo de construção do conhecimento. (BRASIL, 1998, P. 30).
Diante dessa iniciativa procuramos nos ancorar nos ideais de JOHN DEWEY, filósofo e pedagogo norte-americano que tinha como principal objetivo educar a criança como um todo, influenciados pelos mesmos ideais os autores FERNANDO HERNANDÉZ e CÉSAR COLL, entre outros, se inserem na contemporaneidade.
Trabalhar com projetos é muito enriquecedor tanto para o aluno como para o professor. Por envolver muitas pesquisas, as crianças sempre vão além do que é solicitado, o que reforça a ideia de conhecimento globalizado. (HERNANDEZ e VENTURA, 1998).
Os projetos são um conjunto de atividades que trabalham com conhecimentos específicos construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver ou um
produto final que se quer obter. (BRASIL 1998, p.57).

A Pedagogia de Projetos

Os projetos são um conjunto de atividades que trabalham com conhecimentos específicos construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver ou um produto final que se quer obter. (BRASIL, 1998, p.57).

Acreditando que o conhecimento se dá no sentido de dentro para fora, utilizando e valorizando os conhecimentos a partir da realidade dos alunos adquiridos através das relações sociais, passamos a buscar subsídios teóricos que embasassem nosso trabalho.
As constantes pesquisas, análises e reflexões realizadas durante a aquisição das aprendizagens adquiridas através de textos e experiências escolares, nos levaram a crer que o trabalho com a Pedagogia de Projetos tornasse um poderoso instrumento que auxilia o professor no decorrer da prática.
A Pedagogia de Projetos surgiu com o pensador e pedagogo norte-americano JOHN DEWEY no início do século XIX. O principal objetivo desta nova proposta era o que mais tarde HERNANDEZ & VENTURA (1988) confirmariam em seus estudos.
Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto. (HERNANDEZ e VENTURA, 1998)



Os projetos de trabalho possibilitam ao professor articular os conteúdos, partindo de um prévio conhecimento a partir de uma temática central. O que favorece a construção do conhecimento dos alunos, pois este apresenta uma perspectiva global.
A criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação ao tratamento das informações entre os diferentes conteúdos em torno de problemas e hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, a transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio. (HERNANDEZ&VENTURA, 1998, p.51)


De acordo com HERNANDEZ & VENTURA (1998, p. 63) em sua obra “A organização por Projetos de Trabalho”, define que “...a organização dos Projetos de trabalho se baseia fundamentalmente numa concepção da globalização entendida como um processo muito mais interno do que externo, no qual as relações entre conteúdo e áreas do conhecimento têm lugar em função das necessidades que traz consigo o fato de resolver uma série de problemas que subjazem na aprendizagem”.

Gestão do Conhecimento
“As escolas deveriam entender mais de seres humanos e de amor do que de conteúdos e técnicas educativas. Elas têm contribuído, em demasia para a construção de neuróticos, por não entenderem de amor, de sonhos, de fantasias, de símbolos e de doces . (Cláudio Saltini )

A gestão escolar é um processo de coordenação de esforços e ações para alcançar objetivos comuns, mas essas ações precisam ser partilhadas, dialogadas, discutidas.
Encontramos dentro da escola diversas lideranças, atuando cada qual na sua função e que precisam definir suas ações em harmonia com o Projeto Político Pedagógico da escola. Precisamos de uma escola autônoma, aberta, flexível, democrática, participativa e que seja um espaço de socialização. Uma escola que estabeleça diálogos com a comunidade escolar, onde os professores se comprometam com os resultados dos alunos, onde os pais e mães estejam presentes. Enfim, uma escola onde o aluno seja valorizado e estimulado a aprender.
Nesse sentido, o papel do gestor/diretor passa a ser muito importante. É essencial entender o conceito de liderança educacional como um tipo de intervenção junto a pessoas, por meio do qual se promovem novas maneiras de pensar. Se educadores não mudam sua forma de pensar, não mudarão sua forma de agir. Liderar é criar ambientes seguros, que sejam favoráveis para inovações educacionais. “Ninguém educa ninguém, os homens se educam em comunhão” (FREIRE, 2001, p.21).
De acordo com SHAFF (apud FERREIRA, 1988, p.103) “os ramos do trabalho criativo permanecerão e serão desenvolvidos quantitativamente com mais intensidade do que hoje”. Sabemos, porém, que para se ter um bom emprego é preciso alta qualificação, ou seja, permanente capacitação. Para viver bem é assim, uma vez que construir uma sociedade mais humana é um processo complexo que exige, principalmente de nós educadores, uma profunda dedicação. Por isso, há necessidade de envolver-se, buscar parcerias e não apenas apontar os erros e deficiências da educação.
Na escola, a verdadeira participação é garantida pela interação entre os sujeitos e as diversas realidades, isso contribui eficazmente para a “formação do educando em sua totalidade, consciência, caráter, cidadania [...]” (VASCONCELOS, 2002, P. 98). Por meio da participação democrática e consciente, a comunidade escolar desenvolve suas potencialidades e vai se transformando, se reconstituindo.
Cabe a gestão escolar democrática participativa garantir e privilegiar as relações sociais na escola, assim todos se comprometem com uma prática pedagógica democrática. Uma das maneiras de mobilizar os profissionais da educação é desencadear o processo de mudança é a elaboração e colocação em prática do projeto político-pedagógico da escola, que destaca a importância de todos, nesse processo dinâmico e altamente investigativo, sendo assim, o comodismo e o individualismo não tem espaço.
Os gestores da educação têm o compromisso de estabelecer e desenvolver os quatro pilares da educação contemporânea: Aprender a ser, a fazer, a viver juntos e constituem aprendizagens indispensáveis na organização dos saberes do espaço escolar. Saber gerenciar as especificidades do coletivo e gerir os conflitos cotidianos deverá ser o grande desafio dos gestores atuais. Pois, saímos do processo de governo de ditadura e estamos no movimento democrático e como partes integrantes deste processo precisamos aprender a aceitar as idéias diferentes e outras formas de colocar as idéias. Sabendo construir e realmente gerenciar as idéias de seu coletivo, conduzindo o grupo de trabalho para um trabalho consensual e direcionado. Pois, pois o importante é chegar ao consenso e não na unanimidade.
Conclusão
Acredito que a educação seja um espaço para descobertas obtidas através da participação e colaboração ativa de cada criança com seus parceiros em todos os momentos, possibilitando, assim, a construção de sujeitos autônomos e cooperativos. É, portanto, através de um ensino por projetos que se dá o confronto de opiniões, a motivação, as interações sociais e o trabalho cooperativo possibilitarão à criança condições que asseguram o caráter formativo das atividades, através de uma boa orientação do professor, tendo a finalidade de esclarecer aos alunos o que devem fazer, como devem fazer, por que e para que fazer tal atividade ou ler este ou aquele livro.
Gerenciar é fazer com que as coisas aconteçam por intermédio de pessoas eficazes e processos eficientes para isso essas pessoas devem está preparadas para lidar com tal questão. A gestão escolar se faz mais do que necessário compreender que com a exigência dos novos padrões de comportamento. As mudanças objetivam uma escola mais ágil e eficaz com processos de trabalhos otimizados, bem projetados e administrados fazendo com que suas práticas sejam econômicas e eficazes apresentando melhores resultados de aprendizagem.
O gestor escolar é agente de transformação e de desenvolvimento. Inovar e mudar não significa somente dispor de tecnologia, mas, sobretudo ser veloz no acompanhamento das transformações pelas quais passa a sociedade.

Referências:
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FERREIRA, F. W. Planejamento Sim e Não: um modo de agir num mundo em permanente mudança. 11a Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
FREIRE, Paulo. Politica e Educação. São Paulo. Ed Cortez.200, 53p.
FIGUEREDO, Marianela. Currículo escolar e Cidadania. Gestão Universitária. Disponível em http://www.gestão universitária.com.br. Acesso em 15/10/2009.
HERNANDEZ, F. VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SALTINI, Cláudio J. P. Afetividade & inteligência. Rio de Janeiro: DPA, 1997. VASCONCELLOS, Celso dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político – pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 3 ed. São Paulo: 2002, 213p.
VASCONCELLOS,Celso dos S. “Planejamento Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico"- Editora Libertad - SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário