quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Módulo Gestão - Etapa 3

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
POLO HERVAL


Ana Cleonice da Silva
Paula Fernanda Brum

JORNAL RECREIO


Apresentação

Na sociedade contemporânea as informações são veiculadas de forma rápida e instantânea e o novo cenário demanda habilidades que envolvem muita interpretação para transformarmos conhecimentos em aprendizados. Como educadores devemos buscar estratégias eficazes para estabelecermos a mediação entre os diferentes saberes, diversificando a forma de ensino e aprendizagem. Pensando nisso vemos no Jornal Recreio uma excelente oportunidade de integrar e mediar essa relação, buscando satisfazer os anseios da comunidade local e tornar os alunos mais participativos e responsáveis na caminhada pela busca do seu próprio saber.

Público-alvo

O Jornal Recreio vem atender a clientela da Escola Municipal de Ensino Fundamental Astrogildo Pereira da Costa Herval/RS situada no interior do município, onde o acesso ao mundo virtual é restrito ao laboratório da mesma. A Escola atende a comunidade em turno integral e carece de uma integração no uso das mídias que possam despertar na comunidade local a motivação e o envolvimento em ações práticas, incentivando a redução da evasão e resgatando princípios que a Escola enfatiza.

Mídias Utilizadas

O Jornal Recreio envolve a interação e uso de diversas mídias na sua elaboração. Tais como: Computador, impressora, livros didáticos, revistas, jornais, câmera fotográfica e etc.

Objetivo geral

Estimular a criatividade do educando através das leituras e montagens de um jornal, oportunizando momentos para que este venha a realizar suas próprias produções textuais, valorizando a cultura local.

Objetivos específicos

-Elaborar um saber interdisciplinar com a criação do Jornal Escolar;
-Desenvolver no educando o hábito da leitura;
-Desenvolver o interesse pela leitura, familiarizando-se com os diferentes tipos de textos;

-Utilizar o jornal como fonte de informação na comunidade escolar;

Justificativa

Sabemos que o jornal na escola é um instrumento que possibilita a aproximação do aluno com a leitura e com os saberes, permitindo decifrar idéias e opiniões diversas. O Jornal Recreio é uma mídia que além de informar sobre os acontecimentos da região tem o poder de transportar de forma simples o leitor para a realidade do contexto que faz parte, fazendo com que ele se torne sujeito ativo na apropriação do saber e que fique bem informado sobre acontecimentos e eventos que ocorrem ao seu redor, estimulando a postura critica em face dos problemas surgidos. Através dessa proposta o aluno é desafiado a participar e a intervir na elaboração e edição do jornal de forma atuante e comprometida, desenvolvendo habilidades e contribuindo para o sucesso desse meio de comunicação que fará toda a diferença nesse contexto, além de buscar o envolvimento e o comprometimento de toda a comunidade escolar na formação da cidadania

Fundamentação teórica

O jornal, como fonte primária de informação (FARIA, 2005) (este tipo de referência é utilizado para entre “ “, se não usar como usaram abaixo) pode ser considerado um dos mais importantes instrumentos de comunicação entre alunos e professores, a escola e sociedade. Informar os leitores de assuntos que fazem parte do seu contexto certamente despertará a curiosidade dos leitores envolvidos, principalmente se essa comunicação abordar princípios pedagógicos e de conhecimentos. Um jornal como recurso didático possibilita o trabalho com diversos textos, além de despertar nos alunos habilidades como: pesquisar, produzir, criticar, interpretar, discenir, corrigir, etc. Segundo Tajra (2001: 137), a produção de textos é um dos componentes mais importantes para a consolidação de nossos conhecimentos. Quem se expressa, expressa-se em função de alguma situação e finalidade; quem conclui desenvolve uma visão critica sobre algo. Qualquer produção exige do produtor uma prévia preparação e pesquisa, essa sistematização desperta as habilidades, resgata a auto - estima e participa à comunidade os fatos e trabalhos desenvolvidos na escola.

Metodologia

1. Os alunos serão levados até o jornal local para conhecerem o funcionamento do mesmo;
2. Serão formados grupos de alunos, os quais ficarão responsáveis pelas colunas;
3. Em um determinado dia os alunos deverão trazer o material para a montagem das colunas ( textos, fotos, recados, avisos,...), envolvendo várias disciplinas, mas que terá a revisão ortográfica do professor de Língua Portuguesa;
4. O jornal será distribuído mensalmente a comunidade escolar.

Período de realização

O Jornal Recreio vai ser editado no último fim de semana de cada mês, reunindo e veiculando assim às informações ocorridas neste período por prazo indeterminado ou até o surgimento de uma nova idéia que venha a ser mais interessante para a população local.

Recursos

Os recursos materiais e financeiros para a realização e a viabilidade do projeto, têm o apoio da Prefeitura Municipal e do comércio local deste município.

Cronograma

Atividade/tempo 1ª semana 2ª semana 3ª semana 4ª semana
Coleta de noticias e eventos x x x
Seleção x x
Organização x x
Montagem do layout do jornal x x
Criação design da capa x x
Edição x
Distribuição x

Resultados esperados

Espera-se que o Jornal Recreio seja capaz de despertar o interesse da comunidade escolar por outras criações e invenções que possam beneficiar de alguma forma a população daquela região e que venha proporcionar a integração de alunos, professores, gestão escolar e pais, promovendo hábitos de pesquisa, motivação e colaboração de todos os envolvidos.

Avaliação

Será considerado satisfatório à proposta se os envolvidos demonstrarem comprometimento, envolvimento e trabalho em equipe.

Socialização do projeto

Com o Projeto Recreio a comunidade tem a oportunidade de praticar ações de cidadania, solidariedade e respeito pelas diferenças, repercutindo tais ações nas relações do cotidiano do ambiente escolar.

Referências

BLISKSTEIN, Izidoro. Técnicas de Comunicação Escrita. São Paulo: Ática, 1997.
PARÂMETROS Curriculares Nacionais. Ensino Médio.Brasília: MEC, 2000.Dom Bosco, 1993.
RANGEL, Mary. Dinâmica de Leitura para sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1999. Jornal Mundo Jovem. Porto Alegre, 2003.
BLISKSTEIN, Izidoro. Técnicas de Comunicação Escrita. São Paulo: Ática, 1997.
RANGEL, Mary. Dinâmica de Leitura para sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1999. Jornal Mundo Jovem. Poto Alegre, 2003.

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