quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Módulo Rádio - Outro trabalho II

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
POLO HERVAL



Acadêmica: Jésica Hencke
Módulo Introdutório: Rádio
Atividade 01 - Etapa 02 Biblioteca: Projeto Rádio Escolar



1. Título do projeto:
“Sintonizados”: ruídos, estática, fala, audição como possibilidades de comunicação.


2. Série e escola de aplicação do projeto

Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis, Canela, Rio Grande do Sul. Classe multisseriada 7ª e 8ª séries, composta por dezoito alunos no ano de dois mil e onze. Com o desenrolar da proposta todas as turmas terão a oportunidade de trabalhar e veicular suas participações na rádio-escola. Para atingir a meta que consta com o engajamento de alunos, professores e funcionários verdadeiramente comprometidos com o desenvolvimento escolar, construir coletivamente um cronograma de execução, onde será indicado o nome do/a professor/a e a data em que serão produzidos os programas.


3. Tema/assunto que a rádio escolar irá abordar:

Vivemos em sociedade e para tanto necessitamos nos comunicar com o outro, montar uma rádio-escola é potencializar a interação e explanação de assuntos que perpassam o âmbito escolar sendo este o centro de convivência para muitos alunos.
Neste projeto será trabalhada a noção e a execução de uma transmissão artesanal como protótipo de criação de uma rádio-escola, sobre o tema: Escola espaço de todos – atualidades.
Entende-se por atualidades os temas transversais que estão presentes nos PCNs – parâmetros curriculares nacionais, que prevê um trabalho voltado à cidadania, meio ambiente, ética, pluralidade cultural, violência (dentre outros assuntos que permeiam a comunidade escolar).
No roteiro desta transmissão, será apresentado o esboço de um programa com duração média de quinze minutos. Vale ressaltar que esta proposta tem o intuído de aprimorar o trabalho coletivo de maneira a envolver todos os discentes, docentes e abranger a comunidade escolar, ao realizar entrevistas e enquetes com os moradores da localidade na qual está inserida a escola.
Quando nos propomos a falar sobre atualidades, estamos focalizando nosso olhar para a problemática educacional e os assuntos que estão em voga nos grandes meios de comunicação de massa, para analisar, debater, pesquisar e elaborar pontos de vista que serão expostos na transmissão da rádio. Além de utilizar uma trilha sonora escolhida pelo interesse dos participantes e que vá de encontro às perspectivas do trabalho proposto.
Com base na enquete realizada, e sintetizando o que completa o esboço deste roteiro radiofônico observou-se que, para os alunos, é importante obter informações referentes à escola, no que tange aos planejamentos e acontecimentos semanais, por isto “Atualidades” será o primeiro programa com apresentação semanal na rádio “Sintonizados”, nesta edição o tema abordado será o Festival de Teatro Estudantil, onde a professora coordenadora do projeto falará sobre seu trabalho (através de uma entrevista), alguns alunos serão convidados previamente a explanar sobre as mudanças que ocorreram em sua vida escolar desde que começaram a fazer parte do grupo de teatro Magia em Faces e para concluir esta transmissão, os mesmos serão convidados a apresentar uma parte da peça que está sendo realizada este ano: “João e Maria”. Ao início e final da transmissão será tocada uma vinheta de abertura e fechamento.


4. Conteúdos trabalhados:

* Rádio escolar;
* Leitura, escrita, oralidade e argumentação;
* Pesquisa, síntese e posicionamento crítico;
* Noção de tempo e fala;
* Compreensão das mídias de comunicação e análise sobre o funcionamento de uma rádio;
* Elaboração escrita de um programa radiofônico.


5. Justificativa:

Tendo em vista que para muitos alunos a escola é apenas um local onde necessitem aprender somente as disciplinas ministradas, se faz necessário que a unidade escolar seja vista como um local de troca, não somente de conhecimentos como também de experiências pessoais entre docente-discente e discente-discente. Dessa forma, a rádio-escola procura trazer ao dia-a-dia dos alunos temas antes só abordado em reuniões pedagógicas ou por alguns professores em suas aulas mantendo-os, assim, informados de todos os acontecimentos pertinentes ao âmbito escolar, trazendo a este espaço seus questionamentos, dúvidas e curiosidades cotidianas.
É necessário destacar que a rádio é um dos meios de comunicação mais importantes e valorizados ainda na atualidade, apesar de existir inúmeros meandros comunicacionais a rádio mantém seu valor, principalmente por ser um meio acessível financeiramente e presente nas mais diversas localidades sejam elas de interior ou não, além disto, com a abrangência tecnológica pode ser transmitida via computacional, através da internet. A primordial vantagem da rádio, em relação aos outros meios de comunicação é que você não precisa ser alfabetizado para poder ouvir e prestigiar a transmissão, bem como ter acesso a novas informações.
Há desvantagens que requerem maior envolvimento, por trabalhar apenas com o som, os sujeitos que dela fazem parte necessitam aprimorar sua oralidade e desenvolver clareza em sua fala, sendo esta simples e direta. Tais características instituem uma regra geral para a linguagem radiofônica:
• dizer de modo direto (objetividade)
• com a maior nitidez possível (clareza)
• curto espaço de tempo (brevidade)
Para o desenvolvimento do projeto, serão esclarecidos alguns pontos estruturantes de uma rádio, trabalhar-se-á com a elaboração de um roteiro e a importância deste, os gêneros de transmissão radiofônicos (musical, variedades, popular, informativo, esportivo, humorístico), esclarecendo qual o estilo que é enfatizado em uma rádio-escola, dando ênfase ao radio-jornalismo.
É importante lembrar que na produção de uma rádio-escola modifica-se o perfil de consumidor para produtor de mídia, trata-se da possibilidade de desenvolver projetos educacionais onde estudantes e professores aperfeiçoam o senso crítico em relação aos conteúdos veiculados pelos meios de comunicação e informação, através deste espaço tais estudantes tornam-se co-autores de sua aprendizagem sendo autônomos e protagonistas em seu fazer educativo.
Não almeja-se criar radialistas e sim, potencializar aos estudantes momentos de aprendizagem e entretenimento, bem como lazer e ações recreativas, tocando músicas, dando recados, contando piadas, divertindo e informando. Além deste ponto tem o intuito de ampliar o conceito de cidadania na prática, construindo projetos de colaboração social e relacionamento intra-pessoal, debater sobre assuntos ligados à sexualidade, saúde, meio ambiente, ao combate à todas as formas de discriminação e preconceito, entre outras.
Podemos recorrer ao que diz FREIRE, ao destacar que a sala de aula é apenas um dos múltiplos ambientes onde ocorre a aprendizagem:
A comunicação, compreendida como troca de conhecimentos, possui uma dimensão educativa que deve ser levada em conta já que educação é comunicação, é diálogo, na medida em que não é transferência de saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significação dos significados (FREIRE; 1992, p. 69).

Esta é uma intenção mais ampla, neste projeto realizar-se-á um recorte desta realidade, na qual será desenvolvido um trabalho voltado aos acontecimentos mais importantes da escola numa visão interna, a educação em ação no espaço e tempo presentes. O roteiro, que será esboçado a seguir, direciona-se para uma “fatia” de nossa realidade, ou seja o foco estará no Festival de Teatro Estudantil.

6. Objetivos:
• Promover o protagonismo infanto/juvenil por meio das tecnologias da informação e da comunicação contribuindo para o desenvolvimento de competências no uso destas tecnologias;
• Contribuir para o desenvolvimento da competência leitora e escritora e das expressões comunicativas dos alunos;
• Possibilitar o desenvolvimento da expressão comunicativa, bem como ampliar o universo cultural e intelectual do participante proporcionando atividades de pesquisa em diferentes fontes de produção de textos e de informação;
• Contribuir para a integração entre professores, alunos e comunidade;
• Capacitar os alunos para o uso da linguagem radiofônica e dos demais recursos da comunicação;
• Estimular a criação, imaginação, capacidade de organizar eventos, pesquisas, documentários, entrevistas e trabalho comunitário;
• Utilizar o sistema de rádio como um instrumento tecnológico e inovador para dirigir a socialização em grupo de jovens e crianças.


7. Vantagens da rádio escolar:


SAVIANI nos propõe uma reflexão acerca das vantagens de uma rádio-escolar, ao esclarecer a importância de diminuir a distância que se estabeleceu ao longo dos anos entre sociedade e escola, sendo que esta muitas vezes permeia um muro invisível entre os incluídos e os excluídos sócio-culturalmente:
A disseminação dos meios de comunicação de massa é um dado que a escola não pode ignorar, porque eles têm um peso importante nas vidas das crianças e à escola cumpre levar em conta esse dado e procura responder a essas necessidades de diferentes maneiras, seja em termos de se adequar a essa nova situação, seja em termos de incorporar alguns desses instrumentos no seu próprio processo de trabalho (SAVIANI, 1997, p. 76).

Tentando adequar-se ou incorporar tais meios de comunicação a rádio-escola pode acarretar inúmeras vantagens ao processo de ensino-aprendizagem, como as sugeridas a seguir:
• espaço escolar aberto ao diálogo, a pesquisa e ao aprofundamento de assuntos de interesse dos educandos veiculados socialmente de forma sintática e muitas vezes sensacionalista;
• ação e cidadania: pesquisa sobre os acontecimentos municipais, estaduais, nacionais e mundiais, análise de sua relevância e seleção das informações de maior valor;
• responsabilidade estudantil: descentralização do trabalho escolar, divisão de tarefas entre professores e alunos;
• capacidade de síntese: informar de forma sucinta, clara, objetiva e coerente. Sem tornar-se repetitivo e usar chavões ou gírias da linguagem coloquial;
• hierarquização das informações: conhecer para informar, qualificar dados e assuntos por ordem de relevância e veicular apenas os mais significativos a comunidade escolar;
• expressão oral: melhora da dicção, audição, concentração;
• incentivo a pesquisa e leitura: coletar informações, conhecer os assuntos, inteirar-se dos conceitos de forma clara;
• visão crítica da realidade e da mídia: saber ouvir e respeitar os diferentes pontos de vista, expressando-se de forma a não impor seu ponto de vista;
• desenvolvimento do protagonismo juvenil;
• integração entre alunos, escola, professores e comunidade;
• transcisciplinaridade: envolvimento coerente de diversos conteúdos que serão aprendidos de maneira dinâmica, interativa e inovadora;
• aprimoramento da imaginação, criatividade, respeito pelo outro, escuta e fala.


8. Roteiro/programa:

Rádio: “Sintonizados” no ar.

Temática de hoje: Atualidades – Festival de Teatro Estudantil de Canela, conversa com a professora coordenadora da peça teatral e alunos integrantes deste movimento, seguido do fragmento da apresentação da peça teatral que está sendo ensaiada “João e Maria”.

Vinheta de abertura: instrumental.
Locução: está entrando no ar a rádio Sintonizados com seu programa Atualidades, tenham um bom dia!
 Locutor 1: Bom dia!
 Locutor 2: Bem vindos a rádio Sintonizados, hoje teremos a participação da Profª Giselle, nossa diretora do grupo de teatro.
 Locutor 1: Além desta ilustre participação, contaremos com a presença de alguns alunos convidados que falarão sobre suas atuações no grupo teatral Magia em Faces.
 Locutor 2: E no final de nossa entrevista, teremos um “palhinha” do teatro João e Maria.
 Locutor 1: Professora Giselle, defina para nossos ouvintes o que é teatro escolar?
 Locutor 2: Por qual motivo a senhora optou pelas Artes Cênicas?
 Locutor 1: Sabemos que a senhora trabalha com a área de Língua Portuguesa, o teatro ajuda a melhorar a aprendizagem nesta área?
 Locutor 2: Conte-nos um pouco de sua trajetória como diretora teatral do grupo Magia em Faces.
 Locutor 1: Caros ouvintes esta foi a professora Giselle diretora do grupo teatral Magia em Faces.
 Locutor 2: Temos agora a participação de quatro componentes do grupo teatral, que irão relatar um pouco de sua trajetória no mundo das Artes Cênicas.
 Locutor 1: Obrigada a todos e todas, pela excelente explanação.
 Locutor 2: Nós estamos ansiosos esperando por uma pequena cena da peça João e Maria, podem interpretá-la para nosso público?
 Locutor 1: Obrigado pela participação e disponibilidade de todos.
 Locutor 2: Obrigado e até a próxima edição do Programa Atualidades.

Vinheta musical: fechamento do programa.

9. Necessidades materiais e recursos financeiros:

Para a realização da implementação da rádio-escola, que contribuirá com a evolução do trabalho educativo interdisciplinar, é necessário:
• Mesa de som
• Microfones
• Pequenas caixas de som (para retorno em cada sala de aulas)
• Aparelho de som
• Gravador
• Fios
• Fones de ouvido
Para a aquisição destes recursos materiais será realizada uma ação entre amigos em comum acordo com o Círculo de Pais e Mestres, bem como valer-se dar verbas recebidas através do programa federal PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola.


10. Avaliação:

Análise sistemática com registros contínuos das impressões e compreensões por parte dos alunos e professores envolvidos, momentos de avaliação coletiva, onde serão trabalhados em mesa redonda, o valor que a rádio está proporcionando ao ato educativo e de que forma os docentes e discentes estão percebendo este trabalho. Pesquisa de opinião e levantamento qualitativo e quantificativo dos dados referentes ao trabalho radiofônico. Com base nestes dados, serão propostas alterações ou continuidade das atividades.


11. Referências:

FILHO, Carlos Helder da Ponte; PATROCÍNIO, Kátia Regina Azevedo. O rádio na escola como instrumento educativo: estudo de caso do programa “Antenados”. Material de apoio ao módulo Rádio do Curso de Mídias na Educação.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. São Paulo; Paz e Terra, 1992.

GONÇALVES, Elizabeth Moraes; AZEVEDO, Adriana Barroso. A rádio na escola como instrumento de cidadania: análise do discurso da criança envolvida no processo. São Bernardo. Revista acadêmica do Grupo Comunicacional de São Bernardo. Ano 1 – nº 02 (julho/dezembro de 2004).

SAVIANI, Demerval. Brasil: educação para a elite e exclusão para a maioria. São Paulo: CCA-ECA-USP; Moderna, 1997.

Avaliação Atividade Etapa 2
Biblioteca
Critérios de avaliação da atividade
1º) contemplar os itens solicitados, com clareza e organização.
2º) entregar dentro do prazo estabelecido na agenda.

Tarefa:
O rádio é um recurso excelente para desenvolver a cultura, o conhecimento sobre assuntos gerais e a expressão oral dos alunos. Por isso, nesta atividade, você irá planejar o uso do rádio na escola.

Para isso, elabore um projeto que apresente uma proposta de atividade com o rádio na escola, levando em consideração os interesses apresentados na enquete realizada com os alunos e/ou colegas de trabalho, construída na atividade 2 da etapa 1.


Defina itens como:
• tema/assunto que a rádio na escola irá abordar;
• vantagens (o que vai melhorar na escola com a implementação de uma rádio);
• necessidades materiais e recursos financeiros (o que é necessário que a escola tenha e/ou adquira para iniciar uma rádio).
Disponibilize sua produção na Biblioteca, Procurar Arquivo, Enviar arquivo.

Não esqueça que o arquivo deve conter o seu nome e a atividade. Exemplo: Maria_projeto.

Dica: Você pode navegar por este site http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=11 para analisar projetos de uso de rádio na escola pelo Brasil.

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