quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Módulo Gestão - Etapa 2 - Outro trabalho

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
POLO HERVAL


Aluna: Begssie Victoria Vieira López

Reflexão crítica: o projeto na sua escola


Bem, os projetos e programas que temos na escola são: Projeto de leitura, temos um professor que trabalha uma vez por semana com cada turma; projeto de saúde bucal do governo federal; projeto cidadania que tem duração de um bimestre, cada um com um tema diferente. Programa da secretaria da educação onde os professores assistem a aulas sobre: Introdução à Educação Digital no Linux; Cursos oferecidos pela escola, esta semana vamos começar um sobre como trabalhar com crianças especiais na sala de aula.
As tecnologias que utilizamos na escola são vídeos, sala de informática, internet, biblioteca, livros e os vídeos da TV Escola.
Essas tecnologias são utilizadas em projetos, na organização administrativa e pedagógica da escola e no planejamento dos professores. São utilizadas pelos professores e alunos que estão envolvidos nos projetos, pela coordenação e pela direção da escola.
Os laboratórios de informática estão bem equipados, nós trabalhamos uma vez por semana com os alunos na sala de informática, existe esse projeto feito pela coordenação da escola. Claro, também usamos o laboratório quando precisamos trabalhar com os alunos nos projetos e para enriquecermos as nossas aulas. Vejo que ainda existe “medo” em decifrar os equipamentos. As pessoas ainda têm aquela idéia de que não devem mexer pra não estragar e acabam se privando do prazer de tirar o máximo proveito do que tem. Por isso estamos assistindo a um curso sobre como trabalhar com o Linux para melhorarmos o nosso trabalho em sala de aula. Porque não basta só ter os equipamentos, é preciso utilizá-los e de forma satisfatória. É pra isso que se faz tanto investimento na área. É pra isso que se justifica a existência de vários programas em torno do assunto, incluindo esse curso que estamos fazendo. Tudo para que o uso das TIC’s nas escolas ganhe vida.
Na escola existe um cronograma (atividades, série, prazos) de uso da tecnologia feito pela coordenadora da escola para que possamos organizar o uso das tecnologias. Quando precisamos usar a sala de vídeo, a biblioteca ou a sala de informática, avisamos com antecedência para a coordenadora, e ela sempre nos consegue um horário.
As tecnologias disponíveis na sua escola têm sido utilizadas no contexto pedagógico? O fato de termos tecnologias na escola não garante o seu uso na aprendizagem dos alunos, por isso temos que elaborar projetos em conjunto com a coordenação da escola e, além disso, existem os projetos da escola, que são formas de que tenhamos que levar os alunos para a sala de informática, devemos entregar o planejamento para a coordenadora e ela entrega para o técnico que nos espera na sala de informática, com tudo pronto. Essa é a forma que a gestão escolar encontrou para que os professores levem os alunos para a sala de informática, pelo menos uma vez por semana, e que não seja para jogar sem nenhum objetivo de aprendizagem.O que consigo ver no momento, sem medo de errar, é um uso esporádico e a inserção parcial das tecnologias. O que diante da nossa realidade, considero já um grande avanço.
Acredito que as tecnologias têm ajudado bastante no processo de ensino aprendizagem. Vejo que estamos conseguindo aos poucos a inclusão digital dos alunos, desenvolvimento de Projetos pedagógicos; apoio nas atividades pedagógicas, apoio no trabalho do professor e no trabalho administrativo da gestão escolar.
Acredito que alguns professores estão trabalhando muito bem com as tecnologias que temos na escola. O que nos falta seria uma máquina digital e uma filmadora, mas os professores levam quando precisam. Não basta reconhecer a importância da agregação das Tecnologias da Informação e Comunicação, é preciso batalhar para atualização e formação para utilizar os recursos de forma significativa, ou seja, prevendo que estes venham atingir níveis de busca de conhecimentos significativa, que realmente promovam a aprendizagem. Enfim, há que se buscar qualificação dos educadores para atuação segura e de qualidade aos alunos.

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