Módulo Rádio
Atividade 2 – Enquete (Biblioteca)
Faça uma enquete com alguns alunos de sua escola e com os professores interessados em cooperar com o projeto de implantação de uma rádio na escola. Essa enquete será importante para descobrir os interesses dos alunos e professores por temas, músicas, tipos de reportagens, etc.
Esta atividade pode ser considerada como uma pequena enquete sobre a relação das pessoas com o rádio em seu dia-a-dia. Um pequeno questionário pode ser elaborado e distribuído ao grupo de trabalho com o qual se pretende desenvolver atividades educativas radiofônicas. Ele pode ser composto pelos cursistas do módulo, colegas de escola ou — o que seria mais desejável — por alunos.
Sugerem-se as seguintes questões:
1) Com que frequência, habitualmente, ouço o rádio?
a. diariamente
b. de vez em quando
c. raramente
2) Quando ouço o rádio, eu…
a. concentro-me nesta atividade
b. tento ouvi-lo enquanto faço outras coisas
c. ligo e deixo tocar sem prestar muita atenção
3) Quando ouço o rádio, em que estou interessado?
a. educação (cursos)
b. informação (notícias)
c. diversão (música, humor)
4) Em minha escola, existem oportunidades para se ouvir o rádio?
a. quase sempre
b. eventualmente
c. raramente ou nunca
5) Dentro de um projeto pedagógico, na minha opinião, o rádio pode ajudar...
a. muito
b. um pouco
c. nada
6) Numere em ordem de preferência qual(is) abordagens uma rádio deve priorizar no espaço escolar:
( ) Informações da escola.
( ) Informações sobre o bairro em que a escola se localiza.
( ) Cultura (teatro, filmes, museus, etc).
( ) Dica e comentário de filmes.
( ) Dica e comentário de livros.
( ) Outro. Quais?
Depois, sistematize as respostas dos alunos.
Etapa 2 - (20/06 a 26/06)
Atividade 1 – Projeto Rádio na escola (Biblioteca)
O rádio é um recurso excelente para desenvolver a cultura, o conhecimento sobre assuntos gerais e a expressão oral dos alunos. Por isso, nesta atividade, você irá planejar o uso do rádio na escola.
Para isso, elabore um projeto que apresente uma proposta de atividade com o rádio na escola, levando em consideração os interesses apresentados na enquete realizada com os alunos e/ou colegas de trabalho, construída na atividade 2 da etapa 1.
Defina itens como:
tema/assunto que a rádio na escola irá abordar;
vantagens (o que vai melhorar na escola com a implementação de uma rádio);
necessidades materiais e recursos financeiros (o que é necessário que a escola tenha e/ou adquira para iniciar uma rádio).
Nenhum comentário:
Postar um comentário