quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Módulo Gestão


Etapa 1
Atividade 2 – Revisão de literatura – Pré construção do projeto pedagógico e administrativo (Biblioteca)


Construa uma revisão de literatura, de 3 a 4 laudas num editor de texto, sobre o desenvolvimento de projetos pedagógicos na educação. O trabalho deverá ser feito em grupo (de no máximo quatro alunos).


Etapa 2 – 11/07 a 17/07

Atividade 1 – Reflexão crítica: o projeto na sua escola (Biblioteca)


Com base no estudo sobre o desenvolvimento de projetos pedagógicos no contexto educacional, realizado na atividade 2 da etapa 1, analise as seguintes questões em relação a sua escola:

1. Quais os programas/projetos existentes na escola?
2. Quais tecnologias são utilizadas?
3. Como são utilizadas e por quem?
4. Existe um planejamento para a sua utilização viável no desenvolvimento de práticas pedagógicas integradoras das diferentes mídias?
5. Como os profissionais se organizam no trabalho com as tecnologias?
6. O fato de ter tecnologias nas escolas garante o seu uso no processo de ensino e aprendizagem? As tecnologias disponíveis na sua escola têm sido utilizadas no contexto pedagógico?
7. O uso das tecnologias tem colaborado para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem?
8. Como você avalia as tecnologias existentes em projetos já existentes na sua escola?


Etapa 3 –11/07 a 31/07

Atividade 1 – Gestão de Projetos (Biblioteca)


“A implementação de mudanças mais profundas na escola, que possibilitem uma melhor adequação às novas demandas sociais, proporcionando uma educação de qualidade, requer alteração na concepção de gestão das organizações escolares. (...) Nesta nova forma de gestão, a tecnologia apresenta-se como o sistema nervoso de um organismo/organização que aprende enquanto age e reflete, transmitindo informações e sensações de um órgão ao outro e armazenando os conteúdos mais relevantes, para que possam ser recuperados quando necessários” (VIEIRA, 2002a, p. 14).

VIEIRA, Alexandre Thomaz. Construindo uma nova escola. In ALONSO, Myrtes; ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de; MASETTO, Marcos Tarciso; MORAN, José Manuel; VIEIRA, Alexandre Thomaz. Formação de gestores escolares para utilização de tecnologias de informação e comunicação. Brasília: Secretaria de Educação a Distância, 2002a. p. 13-17.

A partir desta afirmativa de Vieira, vamos refletir:

Que mudanças poderíamos oferecer para as nossas escolas, explorando a gestão de projetos administrativos e pedagógicos que possam atingir toda a comunidade escolar?

A partir deste questionamento e das leituras realizadas, produza uma proposta de gestão de projetos juntamente com seus colegas de grupo da atividade 2 da etapa 1. O Projeto deve procurar atender as necessidades das escolas envolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário