quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Módulo Gestão - Etapa 2

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
POLO HERVAL

Angela Celoi Medeiros

Projetos na escola


A Escola Municipal de Ensino Fundamental Carolina Anália Morais Sais, fica situada no interior do município de Herval, localizada em um Assentamento denominado Bamburral, a uns 45km da sede do município. A escola atende alunos do Assentamento e fora dele, sendo aproximadamente 70 alunos do 1º ano a 8ª série. O horário de funcionamento é das 8 às 16h e 30min na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira.
A escola possui o projeto político pedagógico e está criando um projeto para incluir sinais de trânsito no currículo escolar.
A escola usa as tecnologias presenciais, mas ainda não possui a disponibilidade da internet, embora possua um pequeno laboratório de informática composto por cinco computadores. Os professores procuram organizar suas aulas de maneira dinâmica utilizando os recursos disponíveis no dia-a-dia como giz, livros, etc. Algumas vezes os alunos usam o laboratório de informática para que possam praticar o uso do computador.
O laboratório possui o sistema Linux educacional e os alunos quando estão no laboratório usam os computadores para jogos didáticos, criar desenhos, pintar, ler, ouvir histórias, etc. Porém, os professores não usam esses recursos para serem trabalhados nas aulas. Conforme Moran coloca:

O livro, a revista e o jornal são tecnologias fundamentais para a gestão e para a aprendizagem e ainda não sabemos utilizá-las adequadamente. O gravador, o retroprojetor, a televisão, o vídeo também são tecnologias importantes e também muito mal utilizadas, em geral. (MORAN, 2008, p.2).

No projeto que está sendo criado sobre sinais de trânsito existe este cuidado, de incluir mídias, de forma que favoreça o aprendizado de forma integrada. O projeto está previsto para ser iniciado em agosto e seu término em dezembro, ao qual será realizada uma avaliação, sendo então verificado o que será necessário alterar, para que o projeto tenha continuidade no ano seguinte.
Acredito que seja necessário organizar mais projetos que possibilitem ao professor planejar atividades integradas com as mídias e não utilizá-las de forma solta como atualmente é feito. Assim, se a escola através dos professores organizar atividades integradas com as mídias que visem a aprendizagem, aumentaremos então as possibilidades de desenvolver o processo ensino-aprendizagem com sucesso.


Referencias Bibliográficas:
MORAN, José Manuel. Gestão inovadora da escola com tecnologias. Disponível em: pdf> Acesso em 16/07/2011

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