quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Módulo Rádio - Mais um trabalho!!

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
POLO HERVAL


ENQUETE
ALUNA: BEGSSIE VICTORIA VIEIRA LÓPEZ

ESCOLA ENTREVISTADA: E.M. GENERAL ANTONIO DE SAMPAIO-JAGUARÃO-RS.
ENTEVISTADOS: 05 ALUNOS DO TURNO DA TARDE-UM DE CADA SALA E 05 PROFESSORES DO TURNO DA TARDE.


ENTREVISTA FEITA NOS DIAS 15 E 16 DO MÊS DE JUNHO DE 2011.
Dentre os dez (10) entrevistados, cinco (05) alunos e cinco (05) professores, de uma Escola Municipal da cidade de Jaguarão-rs obtiveram-se os seguintes resultados: 70% dos entrevistados escutam o rádio diariamente; 20% de vez em quando e 10% raramente. Quando questionados de que forma ouvem o rádio o resultado foi o seguinte: Apenas10% concentram-se nessa atividade; 50% tentam ouvi-lo enquanto fazem outras coisas e 40% deixam tocar sem prestar muita atenção. 40% dos entrevistados ouvem rádio interessado nas notícias da cidade; 60% gostam de escutar música e ninguém ouve o rádio com interesse em educação. Quando questionados sobre escutar o rádio na escola 50% dos entrevistados falaram que existem oportunidades para ouvir o rádio: recreio e aula de educação física. 40% achar que eventualmente e 10% acreditam que não existem oportunidades para escutar rádio na escola. Quando questionados sobre fazer um projeto de rádio na escola quanto ele pode ajudar: 80% acham que o rádio pode ajudar muito e 20% um pouco. Ninguém acha que o rádio não pode ajudar. No espaço escolar os entrevistados priorizaram informações da escola; Cultura; e assim respectivamente como mostra a tabela abaixo. Gostei muito de fazer a enquête e sei que teremos muitos interessados em criar uma rádio na escola.

Número de entrevistados na enquête: 05 alunos e 05 professores

1)Com que freqüência, habitualmente, ouço o rádio?

A. diariamente 07 (70%)
B. de vez em quando 02 (20%)
C. raramente 01 (10%)


2) Quando ouço o rádio, eu…

A. concentro-me nesta atividade 01 (10%)
B. tento ouvi-lo enquanto faço outras coisas 05 (50%)
C. ligo e deixo tocar sem prestar muita atenção 04 (40%)

3) Quando ouço o rádio, em que estou interessado?

A. educação (cursos) 00 (00%)
B. informação (notícias) 04 (40%)
C. diversão (música, humor). 06 (60%)

4) Em minha escola, existem oportunidades para se ouvir o rádio?

A. quase sempre 05 (50%)
B. eventualmente 04 (40%)
C. raramente ou nunca 01 (10%)

5) Dentro de um projeto pedagógico, em minha opinião, o rádio pode ajudar...

A. muito 08 (80%)
B. um pouco 02 (20%)
C. nada 00 00%


6) Numere em ordem de preferência qual (is) abordagens uma rádio deve priorizar no espaço escolar:

Abordagens por ordem de preferência

Informações da escola 02 (20%)
Cultura 02 (10%)
Dica e comentário de filmes 01 (10%)
Dica e comentários de livros
01 (10%)
Entrevistas com alunos e professores 01 (10%)
Música 01 (10%)
Dicas de saúde 01 (10%)
Ética, cidadania 01 (10%)



UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
POLO HERVAL


Projeto rádio na escola

Begssie Victória Vieira López


Objetivo principal:
Programar uma Rádio na Escola para divulgar os propósitos pedagógicos da escola, divertir e informar.

Objetivos específicos:
Promover a comunicação no âmbito escolar de forma aberta e transparente; Divulgar atividades, eventos, etc. a todos os freqüentadores da Escola; Divertir a todos com anedotas, piadas e músicas alegres, com letras interessantes; Permitir o conhecimento das atividades da Escola sem a necessidade de envio de recado nas salas de aula.
Formar sujeitos conscientes do papel da comunicação e da liberdade de expressão

Programas:
Em um programa que trate de variedades com duração de 20 minutos, na hora do recreio, por exemplo, podem ser destinados cinco minutos para as notícias, cinco para músicas. E então, na segunda parte do programa, pode haver uma entrevista de cinco minutos sobre esportes, profissões, etc, e cinco minutos para prestação de serviços (avisos, recados, divulgação de eventos, achados e perdidos, etc).





Vantagens:

Tendo em vista a interação dos membros desta comunidade, a valorização da educação e dos nossos professores, bem como do ambiente escolar, os programas de rádio poderão se transformar num valioso instrumento de fortalecimento da comunidade estudantil, podendo ser um dos modos mais efetivos de se trabalhar a inclusão e a oralidade.

- Abertura do espaço escolar à comunidade onde estão inseridos: seja ao levar trechos de programas jornalísticos ou, principalmente, ao permitir que os alunos produzam um radio-jornal.

- Exercício de cidadania: os alunos vão se informar sobre o que acontece no mundo e também discutirão a relevância de abordá-los na rádio da escola .

- Despertar da responsabilidade: o trabalho desenvolvido não ficará mais restrito ao professor, já que o radiojornal será ouvido por um número maior de pessoas, seja a classe ou mesmo toda a escola.

- Trabalho em equipe: um programa radiofônico não se faz sozinho. A escolha dos assuntos do radio jornal é feita em reunião, com a sugestão e análise de todos os participantes. Além disso, é preciso uma divisão do trabalho, que pode ser revezada – reportagem, edição, locução etc.

- Melhora na produção textual: embora o que chega aos ouvintes seja apenas som, o que é dito pelos alunos é fruto de um texto previamente escrito, mesmo que haja momentos de improviso;

- Expressão oral: um dos pontos indiscutíveis na produção radiofônica, com os alunos que falam ao microfone e com aqueles que usam o gravador para fazer entrevistas;

- Incentivo à pesquisa e gosto pela leitura: para coletar as informações que serão divulgadas, é necessário pesquisar em diversos suportes, seja para escolher os assuntos, para preparar as entrevistas ou acrescentar outros pontos de vista;



Equipamentos necessários:
1. microsystem: com CD player, rádio, toca-fitas e entrada para microfone. Utilizado para reproduzir sons e gravar aquilo que não entrará ao vivo, como vinhetas e comerciais;
2. fone de ouvido: provê o retorno do som em execução para a pessoa que está no comando do som;
3. radio gravador: aparelho acessório que pode ter seu uso alternado com o microsystem, assim enquanto um é utilizado pode-se preparar a próxima execução;
4. caixa acústica: sistema de alto-falantes instalado em locais estratégicos da escola para reproduzir o que está sendo veiculado no estúdio, quatro caixas de cem watts serve um espaço para aproximadamente cem pessoas;
5. microfone: utilizado para captar a voz do responsável pela locução; 6. mesa de som e potência: em que são conectados o microsystem, o microfone, os fones de ouvido e o radio gravador. É da mesa que sai a fiação para as caixas de som.
Obs: A minha escola tem todos estes equipamentos. A caixa acústica, acredito que é o único que falta junto com a instalação das mesmas. Preço: Em torno de 350,00 cada caixa.



Referências:

Equipamentos: http://www.infoescola.com/comunicacao/radio-escolar/

Caixa acústica: http://www.americanas.com.br/produto/5563674/instrumentosmusicais/audio/caixadesom/caixa-acustica:-tp-10-2-vias-100-watts-leacs

Pesquisa:
http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/bancoprojeto1a4/radio/default.asp

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=11

http://www.escolabonilha.com/projetos/radio-escola/

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